Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde do CESMAC realiza “Encontros MPPS: Clínica, Pesquisa e Tecnologia”

02/12/2020 14:32 - Educação
Por Assessoria
Image

Encontros MPPS: Clínica, Pesquisa e Tecnologia é mais um importante evento promovido pelo Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS), do Centro Universitário CESMAC.  A programação acontece no formato on-line nos dias 10 e 11 deste mês, pela plataforma Blackboard Collaborate (link da sala será enviado no e-mail de confirmação de inscrição). A iniciativa conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e também da Pró-Reitoria de Graduação, além da parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

O objetivo é possibilitar um espaço de diálogo entre as diversas perspectivas da prática profissional em saúde envolvendo clínica, pesquisa e tecnologia. O encontro recebe pesquisadores de destaque nos cenários local, nacional e internacional, para contribuir com o debate e potencializar o aprimoramento e desenvolvimento na resolução dos problemas de saúde da população brasileira.

Além da presença do vice-reitor do Cesmac, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, e da coordenadora do MPPS, Profa. Dra. Sonia Ferreira, a programação recebe convidados como a Profa. Dra. Ana Estela Haddad; associada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) e o Prof. Dr. Vinícius Coelho Carrard, adjunto de Patologia Básica e Patologia Bucal na Faculdade de Odontologia (UFRGS), que vão falar sobre o tema: “Os desafios do telediagnóstico em tempos de pandemia”.

O evento recebe também o Prof. Dr. Carlos Botazzo, associado do Departamento de Política, Gestão e Saúde - Universidade de São Paulo (USP), vai palestrar sobre “A pesquisa qualitativa em odontologia” e o Prof. Dr. Jaime Aparecido Cury, titular de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP), que vai trabalhar questões sobre "O uso de fluoretos no controle da cárie dentária".

A Profa. Dra. Efigênia Ferreira e Ferreira, titular da Faculdade de Odontologia (UFMG) - Departamento de Odontologia Social e Preventiva-FO/UFMG, vai palestrar sobre "A pesquisa qualitativa como produtora de informação para a saúde"

Tem ainda a participação internacional com o Dr. Marcelo W.B. Araujo, Diretor Científico da American Dental Association (ADA) e da ADASRI, LLC, que vai falar sobre o tema: “Odontologia baseada em evidencia cientifica, em tempos de COVID-19”. O convidado vai discutir sobre várias iniciativas tomadas pela ADA para manter a segurança na clínica odontológica. Dentre outros tópicos, a palestra vai focar nas políticas de saúde desenvolvidas em 2020 e apresentar os dados do primeiro estudo epidemiológico que inclui dentistas americanos. Ao final, os participantes deverão ter um entendimento melhor do que fazer para prover atendimento seguro para os pacientes nesse contexto.

Já o Prof. Dr. Abhishek Parolia, da International Medical University, Kuala Lumpur – Malásia - Líder do Departamento de Odontologia Clínica, vai abordar o tema: “Eficácia da nanopartícula de quitosana-própolis contra biofilmes de enterococcus faecalis no canal radicular”.

Outras Participações:

Prof.  Dr. José Carlos Pettorossi Imparato, livre docente da Universidade de São Paulo; Prof. Dr. Pierre Barnabé Escodro, associado da Universidade Federal de Alagoas, onde é Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos (GRUPEQUI-UFAL) e ainda a Prof. Dra. Isabel Cristina Celerino de Moraes Porto, adjunta da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas (FOUFAL).

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..