Renan, Rui, JHC, Gaspar e a eleição depois da eleição

30/11/2020 10:01 - Voney Malta
Por redação
Image

Se engana quem carimbar como definitivo o resultado da eleição em Maceió como projeção para o futuro e que ele signifique o fim  desse ou daquele nome. Cada eleição é uma eleição e depois de um pleito tem outro em seguida, algumas vezes com os mesmos personagens, mas com mudanças no contexto de momento.

O governador Renan Filho (MDB), por exemplo,  é bem avaliado em Alagoas e tem ainda quase dois anos para desfazer a teia que agora  limita o seu raio de articulação,  como candidato em 2022, após o rompimento com o seu vice, Luciano Barbosa, eleito prefeito de Arapiraca, e também com a derrota de Alfredo Gaspar, em Maceió, os dois maiores colégios eleitorais.

Quanto ao prefeito Rui Palmeira, sai da disputa sem mandato e sem grupo político próprio. Contudo, caso lhe seja dado algum espaço no governo Renan já será uma grande ajuda para manter alguma visibilidade e poder. Caso contrário, irá depender dos resultados da administração do prefeito JHC.  

Portanto, que ninguém se engane  achando que o desgaste de Rui Palmeira é definitivo. Ele fez um bom governo e sua administração não frequentou as páginas policiais, até agora. Simplesmente Rui não cumpriu tudo o que prometeu, sofre o desgaste natural de dois mandatos como ocorre com todos os gestores.

Já o prefeito recém eleito, pelo nível de promessas apresentadas, terá que dar resposta com muita rapidez. Como elegeu, apenas três vereadores, terá que negociar com os vereadores para ter maioria. O problema é que a grande maioria dos novos e dos reeleitos são ligados ao grupo de Rui, de Renan e dos deputados da Assembleia.

Por fim, Alfredo Gaspar é nome forte em 2022. Estreou numa disputa de altíssimo porte. Se for capaz de avalair onde errou e acertou no todo da campanha eleitoral e tiver humildade, pode se recuperar e recomeçar a carreira. Do ponto de vista político, nada há que possa ser atacado quanto a sua honestidade na vida pública e isso é uma baita vantagem.

JHC é exemplo vivo de derrota e vitória, assim como tantos outros políticos. Agora, o que não deve fazer é passar os próximos dois anos comandado por algum político, logo depois de ter se apresentado como candidato para todos os alagoanos.

2022 já está bem aí, pra todos,  assim como 2024.  

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..