Objeto luminoso visto no céu de cidades de AL era sonda espacial chinesa

24/11/2020 19:25 - Municípios
Por Redação
Image

O objeto luminosos visto no céu de cidades alagoanas na noite desta segunda-feira (23) tratava-se da missão espacial chinesa Chang'e-5, que lançou um foguete rumo à Lua.

A luz foi vista em cidades do Agreste e Sertão de Alagoas e chamou a atenção de internautas e populares, que registraram imagens e vídeos. Segundo os relatos, o objeto, até então desconhecido, se movia lentamente. 

Nas redes sociais, integrantes de um clube de astronomia chegaram a afirmar que se tratava de um cometa. 

Após a repercussão da aparição do fenômeno, pesquisadores do Observatório Nacional esclareceram que a luz era a sonda robótica que estava acoplada ao foguete Long March-5.  Os cientistas afirmaram que a macha no céu, em  formato de “peteca” brilhante é consequência da queima de combustível de um dos estágios que a impulsionavam a sonda para fora da Terra. O fenômeno é chamado de “ pluma de foguete”.

Ainda segundo os pesquisadores do Observatório Nacional, o horário de lançamento e os horários em que a sonda passariam pelo Brasil foram analisados, o que confirmou que se tratava mesmo do objeto da missão espacial chinesa.

Para os cientistas, cenas como a vista no céu de ontem, em cidades alagoanas, serão cada vez mais comuns nos próximos anos, devido a nova era de exploração espacial com o alto desenvolvimento tecnológico aliado a custos cada vez menores. 

A sonda espacial da China foi lançada na noite desta segunda-feira (23) com sucesso. A Chang’e-5 foi enviada para coletar amostras na Lua e depois retornar à Terra, marcando a primeira missão deste tipo desde os anos 70. O lançamento aconteceu às 4h30 (horário local; 17h30 de segunda-feira em Brasília), por meio do foguete portador Longa Marcha-5, no centro espacial de Wenchang, na província de Hainan, no sul do país. “A sonda entrou precisamente na órbita pré-definida. A missão foi concluída com sucesso”, disse Zhang Xueyu, diretor do centro espacial e chefe da missão, à rede de televisão “CCTV”.

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..