Jovem negro é agredido e torturado em supermercado de Maceió, após ser acusado injustamente de furto

22/11/2020 16:11 - Geral
Por Vanessa Alencar
Image

Um jovem negro de 19 anos foi agredido e torturado dentro das dependências do supermercado GBarbosa, localizado nas imediações da Feirinha do Tabuleiro do Martins, na parte alta de Maceió. O caso ocorreu neste sábado (21), um dia após o feriado da Consciência Negra e dois dias depois do assassinato de Beto Freitas, que chocou o país no Carrefour de Porto Alegre (RS).

A vítima, que trabalha como jardineiro, preferiu não se identificar, mas aceitou conversar com a reportagem do CadaMinuto.  Ele contou que foi ao supermercado por volta das 10h30 da manhã, levando R$ 1.090 em espécie para comprar um celular e quando pegou o aparelho para olhar, um homem o abordou dizendo ser policial e o levou até uma sala.

No Boletim de Ocorrência (BO) registrado na Central de Flagrantes, no bairro do Farol, o jardineiro revelou que foi agredido, filmado e obrigado a confessar que tinha furtado o aparelho para não sofrer mais agressões. 

À reportagem, ele detalhou que teve o dinheiro e o relógio tomados antes de apanhar várias vezes no rosto e que o torturaram com um saco plástico na cabeça. As agressões só pararam com a chegada de uma guarnição da Polícia Militar ao local.

“Nas imagens da câmera do supermercado, a policial que esteve lá viu que o celular foi furtado, mas por outra pessoa, não por mim. Ela me devolveu o dinheiro e o relógio, que eles quebraram, e me liberou”, prosseguiu, dizendo acreditar que o homem que o agrediu é segurança da empresa. 

Acompanhado do pai, ontem mesmo a vítima prestou queixa contra o supermercado e realizou também exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML). Ainda abalado, ele disse querer apenas “que a justiça seja feita” e demonstrou alívio, pois, “apesar da humilhação sofrida, poderia ter ocorrido o pior”.  

Advogado do jovem, Basile Christopoulos repudiou a violência contra negros no país e falou à reportagem que nesta segunda-feira (23) irá acompanhar o cliente ao Ministério Público Estadual, à Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas e à Delegacia-Geral da Polícia Civil para denunciar o caso e cobrar providências. 

A reportagem está tentando contato com a assessoria do supermercado.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..