Eleito vereador mais votado no bairro do Benedito Bentes, Sirdelane Mendonça (PSB) pretende ampliar suas bases para outros bairros da parte de Maceió, como Graciliano Ramos e Eustáquio Gomes.
Em entrevista ao CadaMinuto, vereador que vai em 2021 para o seu segundo mandato afirmou que a baixa votação entre os candidatos eleitos ocorreu devido a dois fatores: primeiro a abstenção e segundo a grande quantidade de candidatos na cidade.
Como avalia a sua votação somente no bairro do Benedito Bentes?
Fico satisfeito, mais uma vez o mais votado do Benedito Bentes, mais de 3 mil votos só na região e eu atribuo isso aos dez projetos sociais que nós desenvolvemos no Benedito Bentes. Também existe a necessidade de continuar crescendo, essa população é muito barrista e por ser muito barrista acaba votando nos candidatos do bairro. É uma eleição difícil, nós tivemos aproximadamente 24 candidatos no próprio bairro, onde quatro disputavam de forma direta a eleição e eu a reeleição. Graças a Deus deu tudo certo, mesmo com o pé machucado durante treze dias a gente passou por uma luta, mas é muito satisfatória a votação do bairro.
Quais serão os próximos pilares do seu mandato?
Continuidade aos projetos sociais que nós temos fazer a ampliação disso, tentar buscar desenvolver ações que já desenvolvemos no Benedito Bentes, e comunidades vizinhas, ir para o Eustáquio Gomes, dá assistência ao Antares e a região do Salvador Lyra, Santa Lúcia e também o próprio Graciliano Ramos. O que nós pretendemos agora é a ampliação dos nossos serviços para os bairros vizinhos.
Avalia que a votação dos vereadores eleitos acabou sendo baixa neste pleito? A qual fator atribui a isso?
Primeiro a grande quantidade de candidatos na cidade, se fizer um comparativo com 2016 nós temos aproximadamente 400.000 eleitores para 250 candidatos. Este ano quando a gente analisa, nós tivemos aproximadamente 400.000 eleitores para 547 cadidatos, então nos temos mais de 500 candidatos disputando 400.000 votos. Naturalmente o Benedito Bentes que na eleição de 2016 só tínhamos seis candidatos e este ano tivemos 25 contando comigo. Imagine dividir os votos da região com 25 candidatos, então atribuo essa baixa votação primeiro pela abstenção, segundo pela grande quantidade de candidatos na cidade.
Como avalia o segundo turno e pra qual candidato irá canalizar o seu apoio?
Primeiro eu sou do PSB, então continuo com JHC, acredito que agora a tendência de JHC é ganhar a eleição e vamos torcer para que de tudo certo.