A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) realizou uma coletiva de imprensa para apresentar o balanço final sobre a Operação Eleições 2020 em Alagoas. Ao todo, 21 pessoas foram presas. Com relação aos crimes eleitorais de 2018, de acordo com a SSP, houve uma redução de 16% este ano em Alagoas. 

Segundo o levantamento da SSP, a compra de votos teve uma queda de 25% em comparação ao pleito de 2018. Foram registradas nove compra de votos em 2020. Em 2018, foram 12. No total, 52 crimes eleitorais foram registrados em todo o estado no último domingo (15). Joaquim Gomes, Major Izidoro, Anadia e Maceió foram os municípios que registraram maior número de ocorrências. 

Conforme o Secretário Executivo de Políticas Públicas, Manoel Acácio, a eleição foi tranquila com relação ao ano de 2018. “A eleição municipal tende ser a mais complicada para a Segurança Pública, mas os números mostram que ela foi tranquila esse ano".

Segundo ele, isso se deu ao empenho antecipado das forças policiais. “No interior, principalmente. Afinal, quanto menor o município mais complicado é para a segurança pública”.

Prisões

O levantamento mostrou que 21 pessoas foram presas, sendo 12 por suspeita de prática de boca de urna, 5 por violação de sigilo do voto e outras 4 por transporte irregular de eleitor, perturbação do sossego, desobediência e aglomeração de eleitores.

Atentados inverídicos

Os supostos atentados que, segundo a SSP, foram inverídicos serão investigados. Acácio também disse que praticamente não houve atentado em Alagoas, mas que os casos que foram simulados e que não eram verídicos serão investigados através de inquérito que a Polícia Civil irá abrir.