Começa, a partir desta segunda-feira (16), o segundo turno das eleições municipais em Maceió. Os candidatos Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) e JHC (PSB) concorrem à vaga de prefeito da capital alagoana, com a votação marcada para o dia 29 de novembro.

Assim como no primeiro turno, não é necessário levar o título de eleitor na hora da votação. Basta levar um documento com foto (RG, carteira de trabalho, passaporte, carteira de motorista ou o e-Título). Confira neste link como se cadastrar para conseguir seu e-Título. É importante ressaltar que o eleitor que não votou no primeiro turno não está impedido de votar no segundo turno.

Há algumas datas  com as quais o eleitor maceioense deve ficar atento durante a segunda fase da campanha eleitoral. Veja algumas delas:

16 de novembro: A partir desta data, nenhum candidato que participará do segundo turno poderá ser detido ou preso, a não ser em flagrante.

20 de novembro: Início da veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

24 de novembro: A partir deste dia, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito ou devido a sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.

27 novembro: Último dia da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

29 de novembro: Data da votação para prefeito no segundo turno da eleição.

A propaganda eleitoral poderá ser veiculada no mesmo horário do primeiro turno, na televisão das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40 e na rádio das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.

Confira abaixo as principais propostas dos candidatos a prefeito que estão no segundo turno:

 

Alfredo Gaspar

No Plano de Governo de Alfredo Gaspar, as propostas para a área da saúde incluem a universalização do acesso às ações e aos serviços de atenção básica, instituir 100% de cobertura dos usuários do SUS, construir mais 2 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) com atendimento 24h e realizar a entrega domiciliar gratuita de medicamentos para pacientes com dificuldades de locomoção ou acamados. 

Para a área da educação, o candidato pretende implantar o programa “Super Ano na Educação”, para compensar a defasagem educacional dos alunos devido à pandemia e construir duas escolas cívico-militares. Ainda planeja aperfeiçoar a formação dos professores da Rede Municipal, para que eles estejam capacitados para incorporar tecnologia e desenvolver experiências de aprendizagem flexíveis, como a educação híbrida.

Gaspar propõe que os 60% dos recursos provenientes dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) sejam utilizados na remuneração dos professores, deixando o dinheiro em conta até a aprovação da legislação pertinente. Ele também pretende implantar a primeira biblioteca pública municipal, para incentivar a leitura e a socialização e realizar eventos e encontros culturais na capital.

Outra proposta do Plano é promover o acesso à internet através de pontos de Wi-Fi em áreas vulnerabilizadas, bem como publicar um marco legal regulatório de antenas 5G para melhorar a infraestrutura de telecomunicação.

Gaspar pretende, também, desenvolver um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável para melhorar acessibilidade urbana, ampliar a mobilidade ativa (a pé e por bicicleta) e integrar o sistema de mobilidade da área aglomerada urbana, bem como criar o Observatório da Mobilidade Urbana, destinado à obtenção e integração de dados, realização de pesquisas e estudos sobre mobilidade urbana.

O candidato possui um projeto para incluir o município na atuação na segurança pública, com a criação de um Observatório Municipal de Segurança Urbana, destinado à análise de dados referentes à segurança urbana, através do compartilhamento de tecnologia e dados com o Governo do Estado de Alagoas e órgãos de controle. Para a Guarda Municipal, pretende adquirir armas de fogo e equipamentos para atuação operacional e ampliar a frota de veículos, para melhorar as condições de atendimento com pronta resposta.

Outras propostas incluem implantar um Polo Multissetorial de Maceió na região do eixo Aeroporto/Benedito Bentes, criar um novo cemitério municipal, requalificando os existentes e construir três novas unidades do Restaurante Popular no Jacintinho, Vergel e Tabuleiro do Martins.

Confira aqui o plano completo de Alfredo Gaspar.

 

JHC

No Plano de Governo de JHC, há a proposta de construção de quatro CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). Também há o projeto do programa “Nossa Comunidade”, para promover pequenas reformas internas em casas e implantar rede de Wi-Fi nas grotas e demais locais com grande vulnerabilidade social.

O candidato também propõe a criação do Departamento de Obras Inacabadas, para identificar e finalizar obras de competência do município. Também promete concluir as obras do programa “Nova Maceió”, iniciado no ano de 2019.

Para a área da educação, JHC propõe a instituição de um programa de valorização do profissional da educação, com bônus para os resultados atingidos. Também promete o pagamento dos 60% dos Precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) aos professores e retomar a discussão sobre a adesão ao programa de escola cívico-militar do Governo Federal.

O candidato, dentre suas proposições, pretende adequar e ampliar a malha cicloviária existente e a ser implantada com melhorias de sinalização e iluminação; promover a conexão dos pontos de ciclovias ou ciclofaixas já existentes, implantando, assim, uma Rede Cicloviária do município.

Para a saúde, as propostas incluem a adoção do modelo dos “Corujões da Saúde” para zerar as filas de exames e consultas, em parceria com a iniciativa privada, e também aumentando o horário de atendimento de unidades de saúde específicas para atender pacientes que trabalham durante o dia e a informatização da saúde, com a implementação do prontuário eletrônico e Cartão SUS, promovendo a integração de todas as unidades, inclusive as administradas pelas Organizações Sociais. 

Dentre as propostas voltadas para o turismo, há a construção de banheiros na orla marítima e lagunar e a conclusão do “De Frente pra Lagoa”, a fim de renovar a orla lagunar e as condições de vida das pessoas que lá vivem.

JHC também sugere a realização de estudos para concurso da Guarda Civil e a criação de subprefeituras e terminais descentralizados de atendimento a tributos municipais nos bairros da capital.

Confira aqui o plano completo de JHC.

 

*Estagiários sob supervisão da editoria