Segundo estatísticas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em todo o Brasil, foi contabilizado até 4 de setembro 1.502.979 mesários, sendo que 660.533 são voluntários. Em Alagoas, os dados revelam ainda que comparado as últimas eleições para prefeitos e vereadores, em 2016, o número de mesários voluntários aumentou em 43%.

Nas últimas eleições do estado, o TRE de Alagoas registrou o número de 6421 mesários voluntários no estado. Já em 2020, mesmo com a pandemia, o número de voluntários aumentou para 9173.

Os mesários são fundamentais em qualquer eleição. E, na deste domingo (15), que vai eleger prefeitos e vereadores, não será diferente. Eloisa se inscreveu para ser mesária pela primeira vez e comenta a importância de se voluntariar.

“Sem mesários voluntários não tem como a eleição acontecer do jeito que é, né? Ou no mínimo não de um jeito transparente como as nossas eleições brasileiras acontecem. Se fossem só pessoas contratadas terceirizadas, o progresso podia ter influência de terceiros, etc. E também  eu gosto de pensar que os mesários voluntários estão lá porque se importam com o processo democrático, e na minha opinião isso é incrível.” Conta a estudante universitária Eloisa Nicácio.

Já para o servidor público Felipe Bakker, ser mesário desmistifica sobre o processo eleitoral e como ele funciona. “A gente vê de perto como funciona o dia mais importante do processo, que é o dia de votação, ajuda a gente a compreender o funcionamento e evitar a propagação de muitas fake news”, diz o servidor.

A lei eleitoral garante aos convocados e voluntários para trabalhar como mesários o direito a uma folga remunerada de seu serviço. Para Felipe, isso impulsiona as pessoas para prestar o serviço. “Os dias trabalhados para justiça eleitoral são convertidos em dias de folgas no meu trabalho, não só no meu mas como também no de qualquer pessoa, isso tá previsto em lei e impulsiona as pessoas que não tem muita vontade a prestar o serviço com satisfação”, explica.

Campanha do TSE

A justiça eleitoral começou a veicular, em agosto, uma campanha que contou com a participação do médico Drauzio Varella, que abriu mão do seu cachê para protagonizar três vídeos, spots para rádio e posts para as redes sociais para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o TSE, a campanha buscou incentivar a inscrição voluntária de mesários e garantir que o trabalho no dia da votação ocorra com toda a proteção necessária para reduzir os riscos de contaminação.

Pandemia e eleições

A justiça eleitoral noticiou que cada mesário terá à sua disposição itens básicos para higienização e proteção para o novo corona vírus. Entre os itens estão: máscaras cirúrgicas descartáveis, proteções do tipo face shield, álcool em gel para as mãos e desinfetante para o ambiente da seção eleitoral, que será demarcada para garantir o distanciamento social.

Além das medidas de proteção, com a finalidade de eliminar o risco de aglomerações, o treinamento dos mesários aconteceu de forma on-line sempre que possível.

 

*Com Agências