Em breve será possível para usuários de todo o mundo investir em criptomoedas através do PayPal. Mais do que isso, a nova funcionalidade vai permitir fazer compras em mais de 26 milhões de comerciantes, o que ajudará a acelerar a adoção dessa nova forma de pagamentos em todo o mundo. Muitos desses comerciantes são de áreas mais tradicionais, com essa medida passarão também a aceitar criptomoedas populares como:
- Bitcoin
- Ethereum
- Bitcoin Cash
- Litecoin
No momento esse serviço está disponível apenas para alguns usuários dos Estados Unidos, mas em 2021 entrará em fase de expansão. Julgando pela amostra inicial, a utilização dessa nova funcionalidade será grande, já que houve uma procura superior em quase 200% ao que a empresa esperava.
De acordo com o comunicado oficial do PayPal, “os consumidores poderão converter o seu balanço de criptomoedas em dinheiro fiat (dinheiro convencional), sem qualquer custo adicional”. Isso facilitará o uso de criptomoedas sem grandes complicações, o que até agora era uma barreira para pessoas que não entendiam a tecnologia.
Bitcoin e Restantes Criptomoedas Valorizam
Após o anúncio dessa funcionalidade, o Bitcoin não parou de valorizar, voltando a aproximar-se do seu máximo histórico de 2017, quando alcançou um valor de US$ 20.000. Nessa época, o preço do Bitcoin subiu muito rapidamente e, de certa forma, de modo pouco sustentado. Prova disso foi que poucos meses depois seu preço retraiu para próximo dos US$ 3.000.
Com a notícia do PayPal, tal como o gráfico demonstra, houve uma aceleração significativa no preço do Bitcoin desde o anúncio da empresa norte-americana, em 21 de outubro. Mas essa criptomoeda não foi a única a subir. Todo o mercado ganhou com esse movimento, mostrando sinais fortes de saúde dessa tecnologia de pagamentos descentralizados.
As criptomoedas permitem pagamentos rápidos através da internet, recorrendo à tecnologia Blockchain para fazer isso de forma segura, rápida e com baixos custos de transação. Isso faz com seja possível enviar mais facilmente remessas para pessoas de todo o mundo sem pagar os custos que uma transferência bancária normal teria.
Para quem só quer investir, essa também é uma oportunidade única. Embora o Bitcoin já tenha feito muitos milionários (pessoas que investiram muito pouco no início do mercado e que viram a criptomoeda valorizar tremendamente), essa é ainda uma tecnologia recente e com um enorme potencial de crescimento.
Vale a pena salientar que esse movimento pode ser apenas o início. Essa valorização acontece em um momento em que praticamente nada está acontecendo – o serviço só será utilizado inicialmente por cerca de 10% dos usuários do PayPal. Com a expansão do serviço, existe uma grande margem de crescimento para o mercado como um todo.
PayPal Desiste da Libra e Caminha Sozinho
Talvez ainda se lembre do anúncio da Libra, a criptomoeda do Facebook que foi obrigada a sofrer diversas alterações devido à regulação. Na altura da sua apresentação, o PayPal foi apresentado como um dos sócios-fundadores, que contribuiria para a aceleração do projeto em nível global.
No entanto, passados poucos meses, o PayPal saltou fora do projeto, tornando-se o primeiro de vários sócios-fundadores a abandonar a Libra. Pouco tempo depois, esse anúncio e a reação inicial dos usuários é a prova de que o PayPal realmente tinha pernas para caminhar sozinho.
A empresa tem uma base de utilizadores já consolidada, familiarizada com pagamentos digitais e, por isso, capaz de alavancar o uso de criptomoedas para novos patamares, tal como demonstrou a procura inicial por essa solução. Isso fará com que novos investidores conheçam o mercado das criptomoedas, trazendo mais capital para alguns projetos muito promissores e fazendo com que eles consigam evoluir.









