A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou, nessa segunda-feira (02), Dia de Finados, uma ação para coibir o trabalho infantil em cemitérios da capital. A atuação de crianças e adolescentes nestes locais é considerada uma das piores formas de trabalho infantil, de acordo com a Lista TIP.

As ações aconteceram nos cemitérios São Luiz, no bairro da Santa Amélia, Nossa Senhora Mãe do Povo, em Jaraguá, São José e Piedade, no Prado.

De acordo com a Lista TIP, o item 71 da Lista destaca que em cemitérios crianças e adolescentes estão expostos a esforços físicos intensos, calor, riscos biológicos (bactérias, fungos, ratos e outros animais, inclusive peçonhentos) riscos de acidentes e estresse psíquico.

Os casos de trabalho infantil identificados nos cemitérios serão encaminhados ao Conselho Tutelar de cada região para que essas crianças e adolescentes saiam dessa condição de exploração e tenham acesso às políticas públicas de assistência social, saúde e educação.

A coordenadora de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas, Liranise Alves destacou a importância deste trabalho. “Durante o dia De Finados, o número de crianças e adolescentes colocados em situação de trabalho infantil – em alguns casos pelos próprios pais ou responsáveis – aumenta consideravelmente. Orientamos a população sobre o que é trabalho infantil e suas consequências. Outra importante ferramenta de combate a esta prática continua sendo o Disque 100. A população pode colaborar denunciando casos de trabalho infantil, ou de qualquer outra violação de direitos”, disse.


A ação contou com a parceria da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e da Guarda Municipal.

*Com Ascom Maceió