Pesquisa divulgada por aliados de JHC levanta suspeita de adversários

31/10/2020 16:44 - Coluna Labafero
Por Coluna Labafero
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As eleições municipais em Maceió ganham novas polêmicas a cada dia. Além das ações jurídicas movidas pelas coligações, chegou a vez das pesquisas eleitorais que estão sendo divulgadas em perfis de redes sociais e, só depois, ganham repercussão em portal de notícias específico. A fragilidade do processo, que inclui ainda um instituto alagoano pouco conhecido, vem levantando suspeitas dos adversários.

Simpatizantes de Davi Davino Filho, por exemplo, dizem que a “encomenda” foi feita na tentativa de tirar o nome do candidato da disputa por uma das vagas no Segundo Turno. Já apoiadores de Alfredo Gaspar dizem que se trata de algo “arranjado” e afirmam que JHC só fica em primeiro lugar na sua própria pesquisa.

O importante, independentemente das opiniões, é constatar o que é fato e o que pode gerar inconsistências. A pesquisa eleitoral foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no dia 25 de outubro, com previsão de entrevistar 1.200 pessoas entre os dias 26 e 28 desse mês. O nome da estatística responsável é Sueli das Graças Silva de Oliveira e o valor apontado é de R$ 10 mil.

As suspeitas dos grupos adversários começam quando se constatam que os mesmos nomes e razões sociais aparecem como contratada, contratante e pagante pelo trabalho: Rosa e Franca Associados/RF Consultoria & Comunicação. A empresa apresenta como endereço oficial um imóvel localizado na Rua Quintino Bocaiuva, 212 no bairro da Pajuçara. Atualmente, funciona no local um ponto para venda de bolos e salgados.

Além do instituto de pesquisas, a forma de divulgação também levanta suspeitas. Até a tarde de hoje (31), o perfil do Instagram denominado Poder Alagoas, o primeiro a dar os números da RF Consultoria, tinha 24 publicações e 1.097 seguidores. A primeira postagem foi feita no último dia 17 de outubro. Foi a partir desse perfil, que um portal de notícias divulgou em “primeira mão” o material, que foi impulsionado nas redes sociais, mensagens instantâneas e virou “panfleto” impresso distribuído amplamente nos bairros mais populosos da cidade, como Jacintinho e Benedito Bentes. Tudo muito rápido, ainda com poucas informações.

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