Foto: Reprodução
Prefeitura executa ações de cuidados para idosos em abrigos

Foi publicado, nesta terça-feira, 13 de outubro, o resultado final das análises dos requerimentos recebidos solicitando o Auxílio Emergencial às Instituição de Longa Permanência Para Idosos (ILPI), de acordo com a Lei 14.018/2020. Em Alagoas, 13 instituições com o total de 451 idosos, em 4 municípios, foram beneficiados. As instituições ficam em Arapiraca, Maceió, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) divulgou a Medida Provisória (MP) 991/2020, que abriu crédito extraordinário de R$ 160 milhões para Auxílio Emergencial às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Segundo a Secretaria Nacional de Promoção de Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), ligada ao Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), foram recebidos cerca de 3.360, sendo que 1.965 estão ILPIS habilitadas. A expectativa é que mais de 65.550 idosos sejam atendidos. Ainda segundo a Secretaria, o rateio hoje, sem a fase de recursos, ficará em R$ 2.440,88, por ILPI.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que essa é a primeira seleção. Segundo a lei, ainda haverá um período para recurso, para que as ILPIS que não passaram nessa primeira fase possam recorrer.