Delmiro Gouveia aposta em jogos de raciocínio para desenvolver habilidades socioemocionais de 9 mil alunos da rede pública

30/09/2020 19:52 - Interior
Por CDI Comunicação
Image

O município de Delmiro Gouveia (AL) utilizará em 2021 o programa MenteInovadora, da Mind Lab, edtech líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de estudantes da rede pública. A metodologia atenderá quase 9 mil alunos do Ensino Infantil ao Fundamental II de 24 escolas e realizará a capacitação de 320 professores.

No Brasil desde 2006, o MenteInovadora utiliza jogos de raciocínio em aulas dinâmicas, com a mediação de professores capacitados, que estimulam os estudantes a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. Dessa forma, é possível conferir significado ao aprendizado e exercitar habilidades como a empatia, resiliência, capacidade analítica, equilíbrio emocional e o trabalho em equipe. 

Para Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab, “a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus tornou ainda mais evidente a necessidade de desenvolvermos as habilidades emocionais das nossas crianças e jovens, para que sejam capazes de lidar com um mundo complexo e que tem se mostrado cada vez mais desafiador”.

Atualmente, o município de Delmiro Gouveia conta com nota de 4,7 nos anos iniciais do Ensino Fundamental do IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para medir a qualidade do aprendizado nacional, resultado que vem crescendo nos últimos anos. O programa MenteInovadora é uma das inciativas do município para tornar o ensino ainda mais significativo para os estudantes da região.

“Planejamos o ano letivo de 2020 com uma proposta de formação inicial e continuada para todos os profissionais da rede municipal de educação de Delmiro Gouveia. No entanto, logo no início das aulas, fomos surpreendidos com a pandemia causada pela Covid-19. A educação não pode parar! Com o ensino remoto buscamos todas as possibilidades para que os professores pudessem desenvolver um trabalho para estimular os alunos e a família. O Programa MenteInovadora da Mind Lab possibilita um despertar para superar as dificuldades especialmente no contexto atual. O Programa proporciona uma interação professor-aluno-família com formação e tutoria. É um grande salto para a educação do município”, destacou a secretária de Educação, Iolanda Braz.

Sobre o MenteInovadora

O Programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira da Mind Lab, com resultados comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. O principal diferencial do MenteInovadora é a integração de jogos de raciocínio à grade de aulas, com a mediação de um professor capacitado pelo programa. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. Desenvolvida por especialistas israelenses e aprimoradas para a realidade dos brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em mais de 20 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.

Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros.

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..