Foto: Vinícius Firmino/ALE

Alagoas ganhou uma nova Lei de autoria da deputada estadual Fátima Canuto. A Lei de nº 8.315/2020, aprovada na terça-feira (22), “dispõe sobre o aproveitamento de energia solar e instalação de painéis fotovoltaicos de energia elétrica para  diminuição de gastos públicos e sustentabilidade das escolas e hospitais da rede pública estadual que forem reformados ou construídos”.

 

A parlamentar comemorou a aprovação e disse que a Lei tem o objetivo de reduzir gastos ao meio ambiente e garantir sustentabilidade das escolas e hospitais públicos. “Com isso, o Estado de Alagoas ganha, sobretudo nos horários de pico, vindo a diminuir a sobrecarga do sistema energético”, explicou.

 

Segundo a parlamentar, a Lei também vai ajudar a reduzir o aumento das tarifas comuns. “Tomar medidas simples como passar a aproveitar a luz solar, gera uma economia significativa, além de investir no meio ambiente e sustentabilidade”, justificou.

 

Com a Lei, as Secretarias de Estado da Educação e da Saúde devem elaborar cronogramas para adequação e instalação dos painéis solares.