Os anos de glória do Corinthians Alagoano

18/09/2020 16:42 - Artigos
Por redação

 

Forte dentro e fora de campo, com campanhas de honra e a conquista do estadual, o clube baseado em Maceió também foi vitorioso em suas categorias de base e revelou jogadores dignos de seleção.

Fundado em 1991, em Maceió, capital do estado de Alagoas, o Sport Club Corinthians Alagoano ficou conhecido por ser uma verdadeira fábrica de craques. Com o objetivo de descobrir jovens talentosos e projetá-los em seguida para o futebol nacional e internacional, o clube revelou jogadores como o volante Luís Gustavo, que jogou a Copa de 2014 pela seleção brasileira, além dos luso-brasileiros Deco e o zagueiro Pepe. Se a missão de formar atletas para o mundo profissional foi bem-sucedida, a equipe de Maceió também passou por um grande período dentro de campo nos anos 2000. Em 2020, continuam a ser revelados outros jovens talentos: uma excelente oportunidade para aproveitar o código promocional CampoBet, acompanhar as notícias do mundo esportivo e se destacar nos jogos online.

O primeiro sucesso da equipe na elite do Campeonato Alagoano veio em 2004. Depois de vencer a primeira fase do estadual num grupo de oito equipes, o Timão da Via Expressa foi derrotado na segunda fase e teve que disputar a final do turno contra o CRB. Com um 2 x 1 garantido em casa e um 1 x 0 fora, o título do primeiro turno foi garantido. Na segunda fase, a equipe foi a terceira colocada, atrás de CRB e Coruripe, partindo para a disputa da segunda fase até ser eliminado pelo Coruripe com o placar agregado de 3 x 1. Assim, a final do estadual colocou Corinthians Alagoano frente ao Coruripe e ao vencer o jogo da volta por 2 x 0, o Timão reverteu a derrota de 3 x 2 do jogo de ida e conquistou o único Campeonato Alagoano de sua história.

Quatro anos depois, o Corinthians voltou a brilhar em campo com uma grande campanha na Copa do Brasil de 2008. A campanha da equipe começou na primeira fase com o sucesso nos pênaltis frente ao Athletico Paranaense depois de dois empates em 1 x 1. Na fase seguinte, o adversário foi o Paranavaí e a vitória de 4 x 1 no jogo de volta garantiu a passagem para as oitavas, fase na qual enfrentou o Juventude. Com um 2 x 0 na ida e um 3 x 1 na volta, o Timão passou pelo critério de gols fora e só foi parado nas quartas, quando enfrentou o campeão Vasco da Gama e foi derrotado pelo agregado de 8 x 2.

Os anos 2000 também foram um período de hegemonia das categorias de base do clube dentro do próprio estado. Com 19 títulos conquistados num período de 10 anos, o Corinthians Alagoano viu conquistas surgirem do time Sub-15 até o Sub-20, conquistas que corroboram com o passado de sucesso da equipe na formação de jovens atletas. De currículo invejável com o Real Madrid, Pepe foi um dos jogadores que levaram o nome do Corinthians e de Maceió para o mundo depois do mesmo se tornar um dos principais nomes da seleção de Portugal.

Entretanto, uma crise financeira atingiu o Corinthians Alagoano depois e, em 2013, uma fusão foi a saída encontrada para manter o clube ativo. Ao se unir com a Associação Atlética Santa Rita, o Sport Club Santa Rita foi criado e a equipe teve que iniciar a sua trajetória nas divisões menores do estado de Alagoas.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..