Advogada de vítima de injúria racial diz que vai mover ação contra supermercado

18/09/2020 12:05 - Maceió
Por Daniel Paulino*
Image

Após um jovem de 17 anos, ter sido vítima de injúria racial por seguranças de um supermercado localizado no bairro da Ponta Verde, em Maceió, a advogada criminal, Jucilene Carvalho disse ao CadaMinuto que vai mover uma ação por danos morais contra o estabelecimento comercial.

Leia Mais: Adolescente negro denuncia seguranças de supermercado, em Maceió, por injúria racial

De acordo com a advogada - que representa o menor - inicialmente é possível dizer que o crime praticado foi de injuria racial. “É um crime previsto no artigo 140, parágrafo 3 do código penal, pelo fato de ter sido chamado de negrinho, e também o crime de calúnia, por ter imputado falsamente o crime de furto de sua própria bicicleta e a mercadoria do supermercado”, explicou Jucilene.

Questionada sobre a possível atuação de instituições que promovem a igualdade e a justiça no caso, a advogada pontuou que inicialmente nenhum desses órgãos chegou a procurar a vítima, mas que a defesa, acompanhada do jovem e de seus familiares, devem ir até a comissão da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB-AL) responsável por esse tipo de crime.

O adolescente foi ao 2º Distrito Policial, no bairro da Jatiúca, em Maceió, acompanhado de um familiar e da advogada, e registrou um Boletim de Ocorrência. O caso vai ser encaminhado para a Delegacia de Crimes contra a Criança e o Adolescente.

“Agora cabe ao delegado realizar os procedimentos necessários, como o inquérito policial, após ser concluído vai ao MP e cabe a ele fazer a denúncia”, finalizou.

O supermercado Unicompra informou, por meio de sua assessoria, que está apurando o caso e não irá se pronunciar a respeito.

*Sob supervisão da editoria

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..