A insatisfação dos eleitores de Piaçabuçu se transformou em desejo de renovação. Com a mais recente pesquisa para a eleição municipal 2020, realizada pelo instituto Datalô, o cenário ficou claro: os dois prefeitos que se agarram à cadeira de prefeito há 16 anos e agora disputam novamente entre si, deixam de ser opções para a maioria da população, graças ao destaque do atual presidente da Câmara Municipal, vereador Kayro Castro, nas intenções de votos.

Entre os dias 17 e 18 de agosto, a pesquisa registrada no TSE sob o n°AL-05842/2020 foi realizada em Piaçabuçu, com 423 entrevistados, todos com idade superior a 16 anos, revelando um rompimento do povo com as forças políticas dominantes. A pesquisa tem uma margem de erro de 4,5 (quatro vírgula cinco) pontos percentuais, para mais ou para menos, estimadas em um intervalo de confiança de 95%.

Na pesquisa espontânea, 29,31% dos entrevistados declararam voto para Kayro Castro. Logo abaixo, nas intenções de voto, vieram os nomes do atual prefeito Djalma Beltrão com 26,95% e do ex-prefeito Dalmo Júnior com 22,93%. 

Quando perguntados de forma estimulada, os eleitores posicionaram Kayro Castro e seu vice, Antonino da Copaíba, em primeiro lugar com 32,29%. Em segundo, Djalma Beltrão e a vice Keite com 31,21% e, em terceiro, Dalmo Júnior e o vice Tiago Carnaúba com 27,19%. 

Um dos maiores indicativos de insatisfação da população, com o atual prefeito, está no índice de rejeição encontrado nas respostas dos entrevistados. Para 49,41%, a gestão de Djalma Beltrão está reprovada.

REJEIÇÃO

Dalmo Júnior, que foi prefeito durante duas gestões tumultuadas, foi o nome com maior rejeição na pesquisa, levando 34,04% dos entrevistados a dizer que não votariam de jeito nenhum no ex-gestor. Djalma Beltrão que também tem acumulado escândalos e acusações em seus dois mandatos como prefeito, ficou com o índice de rejeição em 24,11%.

CREDIBILIDADE E CONFIANÇA

E, quando perguntados especificamente, “quem tem mais chances de ganhar essa eleição?”, independente de sua intenção de voto, os piaçabuçuenses foram enfáticos: Kayro Castro ganharia com tranquilidade, de acordo com 31,68% das respostas. Dalmo Júnior 26,95% de credibilidade nessa questão e Djalma Beltrão ficou com 26,95%. 

Para 34,04% dos entrevistados, eleger Kayro Castro seria a melhor opção para o município, enquanto a possibilidade de manter Djalma Beltrão como prefeito foi a melhor alternativa para 29,55%. Dalmo Júnior foi a escolha, nessa pergunta, para 24,59%. 

Com uma carreira atuante no parlamento e uma longa tradição familiar na política de Piaçabuçu, Kayro Castro se projeta nesse momento como a resposta aos anseios da população, depois de 16 anos, 4 mandatos e 2 prefeitos que desperdiçaram suas chances e a confiança do povo.