Professores da Ufal votaram a favor do retorno das atividades acadêmicas através do ensino remoto, em assembleia da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) realizada nesta segunda-feira, 31 de agosto. A minuta de resolução será apresentada para deliberação em reunião com o Conselho Universitário (Consuni), nesta terça-feira (1).
Ao CadaMinuto, o professor do Centro de Educação da Ufal e presidente da Adufal, Jailton de Souza Lira, contou que a reunião de hoje focou em definir a posição do sindicato em relação ao ensino remoto: 101 docentes votaram pela aprovação, desde que garantidos os princípios de inclusão digital dos estudantes, e 22 votaram contra.
“Nós fizemos seis plenárias nos últimos meses com as unidades acadêmicas para ouvir os colegas professores, o que eles pensam sobre o ensino remoto e retorno às aulas presencias, para colher as opiniões. Depois sistematizamos um conjunto de propostas e apresentamos ao Consuni, e ficamos com o compromisso de fazer uma assembleia para discutir o tema, quando a minuta da resolução sobre o ensino remoto fosse encaminhada para discussão com o Conselho no dia primeiro de setembro", afirmou o professor.
Ainda segundo o docente, propostas de aperfeiçoamento de modificação na minuta estão sendo recebidas no e-mail da Adufal até às 17h de hoje. Essas propostas serão sistematizadas e apresentadas na reunião com o Conselho.
Na segunda quinzena de agosto, a Ufal informou que cerca de 11 mil alunos poderão receber chips com acesso à internet, possibilitando-os acompanhar as aulas durante o período de isolamento.
Jailton destacou que, neste levantamento, não necessariamente estão incluídas outras questões, como estudantes que moram na zona rural que tem uma internet precarizada ou porque o sinal não chega bem, mas que estas problemáticas também serão discutidas na assembleia do Consuni.
*Estagiário, sob supervisão da editoria