Visitas a pacientes internos no Hospital Helvio Auto serão liberadas

13/08/2020 14:49 - Saúde
Por Redação*
Image

A partir da próxima segunda-feira, dia 17, os pacientes internados no Hospital Escola Helvio Auto, unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) poderão receber visitas.

De acordo com informações repassadas pela assessoria de Comunicação do HEHA, nesta quinta-feira, dia 13, a decisão aconteceu após reunião do Comitê de Contingenciamento de Crise para Covid-19.

Amparado na mudança de fase amarela para azul na capital, e pelos resultados da última semana que apontam para manutenção da estabilidade do número de casos em Alagoas, o Comitê aprovou o retorno das visitas de acordo com as seguintes regras: o visitante não deve estar com sintomas gripais; uso obrigatório de máscara; higienização correta das mãos antes de entrar no hospital e após sair das unidades de internação; deve-se manter distanciamento de mais de 1,5 metros em relação ao leito do paciente; a visita terá duração de 30 minutos e começa a partir das 15h; não será permitida a entrada com objetos pessoais, bolsas e outros itens devem ser deixados na sala de guarda-volumes.

Desde o dia 20 de março de 2020, as visitas aos internos foram suspensas como medida de segurança contra propagação da pandemia da Covid-19 em ambiente hospitalar, resguardando os próprios pacientes e as equipes assistenciais.

Durante este período, chamadas de vídeo e ligações telefônicas foram utilizadas pela equipe de psicologia, assistência social e enfermagem como recurso terapêutico para aproximar os familiares e amigos dos pacientes como também para repasse de informações quanto ao estado de saúde do interno.

As equipes de vigilância, serviço social, recepção e enfermagem estão sendo sensibilizadas para orientar os visitantes no que for preciso. “Optamos pelo retorno limitado das visitas, devido à flexibilização de fase na cidade de Maceió, no momento o paciente só poderá receber visitas de moradores da capital, uma vez que algumas regiões do interior do estado estão em fase diferente da capital. Gradualmente, nas próximas reuniões o comitê avaliará como irá proceder de acordo com as demais fases de distanciamento social controlado”, explicou Karoline Mendonça, coordenadora de Serviço Social do Hospital Escola Dr. Helvio Auto. 

A UTI já foi demarcada para manter o distanciamento correto em relação aos leitos de pacientes que não estão em isolamento. As outras unidades de internação receberão as marcações necessárias.

*Com assessoria

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..