Treinamento simula evacuação de área e resgate em deslizamento de terra

13/08/2020 17:52 - Maceió
Por Assessoria
Image

Um treinamento de simulação de evacuação de área no bairro Pinheiro e outro de deslizamento de terra na região da Avenida Pierre Chalita, no Barro Duro, finalizaram nesta quinta-feira (13) a Operação Alagoas, realizada em Maceió pelo Exército Brasileiro por meio do Comando Militar do Nordeste. 

A Operação Alagoas teve início no dia 11 com o objetivo de estabelecer pronta resposta em situações de calamidade pública e reuniu diversos órgãos municipais, estaduais e federais. A Prefeitura de Maceió apoiou a iniciativa dando suporte para os treinamentos com profissionais da Defesa Civil de Maceió e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). 

O treinamento que ocorreu no bairro Pinheiro simulou um cenário de evacuação de área e contou com a participação de equipes do Exército Brasileiro, das Defesas Civis Nacional, Estadual e Municipal, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar, SMTT, Cruz Vermelha e outros núcleos. 

O tenente-coronel Matias, oficial de Operações da 10º Brigada de Infantaria Motorizada do Nordeste, ressaltou a importância de simular a integração entre as equipes. “Nosso objetivo com as simulações é nos aproximar ao máximo de um cenário realista em caso de desastre. O processo de simular a integração é importante para que consigamos, como Exército, auxiliar os outros órgãos com nossas capacidades e equipamentos. A operação vem sendo um sucesso e tudo está ocorrendo conforme planejado. Seguimos fazendo as devidas observações e anotações para que possamos atuar da melhor maneira em uma situação real, sempre priorizando a segurança da população”, disse. 

Dinário Lemos, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, explicou que o cenário simulado nesta quinta no bairro do Pinheiro foi de uma suposta movimentação brusca de solo que levaria a necessidade de evacuação de uma área específica e que todas estas ações integradas são importantes para que os órgãos envolvidos possam avaliar suas capacidades de resposta.

“A Operação Alagoas vem tendo um retorno bastante positivo, desde as palestras aos exercícios em campo. O objetivo dos treinamentos é que possamos integrar as equipes de todas as agências com o objetivo de salvaguardar as vidas. Foram criados cenários para que todas as agências pudessem dar sua contribuição e assim saber quais as capacidades de resposta de cada órgão”, completou Lemos. 

Já o simulado de deslizamento de terra, realizado na Avenida Pierre Chalita, no Barro Duro, ganhou cenário mais próximo do real após as chuvas que caíram na manhã de hoje na capital.

Defesas Civis de Maceió e Estadual, militares do Exército, Samu, Cruz Vermelha e SMTT trabalharam no apoio ao Corpo de Bombeiros, que contou com profissionais e cães treinados para o resgate de vítimas de soterramento.

O treinamento do Exército encerra nesta quinta, depois de três dias consecutivos de programação, com simpósio, aprestamento e simulados em três cenários diferentes. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..