Centrais de Triagem atenderam mais de 3 mil pessoas na 1ª semana de agosto

10/08/2020 14:45 - Maceió
Por Agência Alagoas
Image

As Centrais de Triagem para diagnóstico da Covid-19 atenderam 3.140 pessoas na primeira semana de agosto. Destas, 2.322 foram testadas para o novo coronavírus e 548 apresentaram resultado positivo, conforme balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nesta segunda-feira (10).

Das três Centrais de Triagem para a Covid-19, a localizada no Ginásio João Paulo II, em Arapiraca, registrou o maior número de atendimentos. Entre os dias 3 e 9 deste mês, foram 1.457 pessoas atendidas, 1.003 submetidas ao teste rápido e 287 resultados positivos computados.


Na segunda posição aparece a Central de Triagem situada no Ginásio do Sesi, no bairro Trapiche, em Maceió. Durante o mesmo período, 895 usuários receberam atendimento, 659 foram testados e 109 foram diagnosticados com a Covid-19.

Já a Central de Triagem do Shopping Pátio Maceió, que funciona na pista de acesso ao bairro Benedito Bentes, atendeu 788 pessoas. Desse total, 660 foram submetidas a testagem rápida para a doença provocada pelo novo coronavírus e 152 tiveram a confirmação de que estavam infectadas.


Critérios para atendimento – As três Centrais de Triagem para o diagnóstico da Covid-19 atendem usuários que apresentam sintomas gripais. Entretanto, o teste rápido para diagnóstico do novo coronavírus só é prescrito caso o paciente esteja apresentando sintomas há pelo menos oito dias.

“Caso o usuário apresente sintomas como febre acima de 37.6 graus, além de tosse, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar, ele pode ser atendido e, se necessitar, será medicado. Quanto ao teste rápido, só pode ser realizado se o usuário tender aos pré-requisitos especificados, com o intuito de evitar um resultado falso negativo”, explica Jackeline Barboza, supervisora da Central de Triagem de Arapiraca.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..