Líder do MBR se reúne com Mário Frias para discutir criação do Centro de Tradições do NE

07/08/2020 12:26 - Coluna Labafero
Por redação
Image

Na manhã de hoje, um dos líderes do Movimento Brasil (MBR), o empresário e pré-candidato vereador por Maceió, Leonardo Dias, esteve reunido com o secretário de Cultura do governo federal, Mário Frias, para discutir a situação dos folguedos alagoanos. O objetivo é propor um projeto específico para o resgate das atividades folclóricas do Estado de Alagoas, garantindo apoio para que essas manifestações culturais possam ser preservadas.

De acordo com Leonardo Dias, os diversos mestres – em sua maioria idosos – precisam de um apoio do poder público para que consigam “passar essa riqueza cultural às futuras gerações”. O empresário explica que, além da preservação da tradição, os folguedos podem ser utilizados como uma política social, pois “ao envolverem os jovens acaba por auxiliar, assim como acontece com as atividades esportivas, para resgatar a juventude das drogas, trabalhar valores e para a sociabilidade”.

Alagoas é a unidade da federação brasileira que mais registra manifestações folclóricas, que vão desde o Guerreiro ao Pastoril, passando pelo Reisado e as Cavalhadas. “Não podemos deixar que tudo isso se perca, pois muitos dos mestres já são idosos, enfrentam problemas de saúde, problemas de condição financeira e isso faz com que muitos não consigam repassar essa tradição para os mais jovens. Além disso, ao não se promover tais ações, corremos o risco dessas atividades caírem no esquecimento, ficando mortas no passado”, salientou.

O empresário defende uma desburocratização de processos para atender a essas pessoas, pois muitas vezes elas não possuem a força política necessária e o conhecimento técnico para participarem de editais que são promovidos comumente pelo poder público em todas as suas esferas. “Facilitar o acesso é importantíssimo. Não apenas em relação ao folclore, mas também na questão das filarmônicas no interior do Estado de Alagoas”, salientou.

Leonardo Dias destacou que a recepção da ideia por parte de Mário Frias foi muito positiva. “O secretário se mostrou interessado em estudar o caso e recebeu de braços abertos a carta de intenção que o Movimento Brasil entregou ao governo federal. Espero que possamos trabalhar em algo que se concretize”.

Centro de Tradições

De forma concreta, a reunião já resultou em uma proposta: a criação do Centro de Tradições do Nordeste (CTN). A ideia é de que o Centro abrigue as manifestações culturais nordestinas e assim se explore o potencial econômico e turístico dos folguedos dentre outras atividades associadas à tradição local.

O secretário de Cultura deu apoio a ideia e colocou o governo federal à disposição para recepcionar o projeto e construir, de forma conjunta com o governo federal, a criação do Centro de Tradições. “Nós recebemos do secretário de Cultura, após a reunião, essa missão de criar o projeto para a criação do CTN e vamos trabalhar para que o mais rápido possível possamos ter essa ferramenta que vai ajudar a muitos mestres de folguedos de Alagoas que, na atualidade, se encontram trabalhando de forma isolada e com pouco ou quase nenhum apoio”.

Leonardo Dias é empresário, líder do Movimento Brasil (MBR) e pré-candidato a vereador por Maceió pelo PSD.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..