“Mentiram para você sobre o feminismo”. Esse foi o tema do programa “Começando com o Pé Direito” desta segunda-feira, dia 03. O deputado estadual Cabo Bebeto e o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Tamuia Caambembe debateram o tema com as convidadas Daniele Bezerra, também professora da Ufal, e com Gleyce Gomes, psicóloga, analista de comportamento e especialista em neurodesenvolvimento.
O deputado Cabo Bebeto lembrou que é o parlamentar que defende o aumento da quantidade de delegacias da mulher, que está dando assistência a uma menina de 15 anos estuprada num shopping, “mas isso não precisa de holofotes, é preciso, sim, que exista respeito e se a ideologia é boa, é sempre bem-vinda”, afirmou.
A psicóloga e analista Gleyce Gomes defendeu que a vida é luta e convidou as mulheres a assumir suas características e utilizar isso para lutar, sem fugir do que é ser mulher. O feminismo bate profundamente no casamento, destacou ela, lembrando a doutrinação feita na primeira onda feminista no final do século XIX.
Gleyse também fez uma abordagem sobre a segunda onda do feminismo que começou na década de 60 e a terceira onda, que se iniciou na década de 90 e continua até os dias atuais.
Ser mãe e dona de casa hoje é visto como uma aberração, comentou a psicóloga, reforçando que há uma ideologia que combate esses valores, “pois mulheres de luta não são só aquelas que trabalham fora”.
A professora Daniele Bezerra falou sobre a diferença biológica entre os gêneros, principalmente em relação ao tônus muscular e modo de sobrevivência. “É preciso respeitar as diferenças”, destacou.
O professor Tamuia disse que o homem bem formado conhece o papel da mulher na sociedade. “Se alguma mulher entende que deve lutar contra o homem e vice versa, eles têm uma concepção errada”.
“O movimento feminista tem teóricas específicas que o produzem. Na verdade, surge com objetivos e pautas específicas, no entanto, nós não combatemos os direitos das mulheres e sim questionamos as teóricas que fundaram o movimento”.
Viemos discutir um ponto de vista e mostrar um posicionamento com outra visão. O tema foi tratado de forma técnica e científica, concluiu o Cabo Bebeto.
Acompanhe o programa “Começando com o pé direito” no canal do Cabo Bebeto, no YouTube, transmitido ao vivo, toda segunda-feira, às 20h.