Campanha de vacinação contra o Sarampo inicia nesta segunda-feira em Maceió

03/08/2020 15:42 - Saúde
Por Redação*
Image

A campanha nacional de vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira, 3 de julho, nas unidades de saúde de Maceió. O foco dessa 4ª etapaé a imunização de jovens e adultos dos 20 aos 49 anos. 

A campanha segue até 31 de agosto e a intenção é imunizar, indiscriminadamente, todo o público-alvo com a Tríplice Viral, que previne contra Sarampo, Caxumba e Rubéola.

Além deste grupo, outros usuários devem se vacinar conforme o seguinte esquema vacinal determinado pelo Ministério da Saúde. A vacina é contraindicada para gestantes e pessoas com história de alergia grave (anafilaxia) a neomicina ou a algum dos componentes da vacina.

  • Crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias – uma dose da Vacina Tríplice Viral como intensificação (DOSE 0);
  • Crianças a partir de 1 ano de idade: DOSE 1 com 1 ano de idade e DOSE 2 com um 1 ano e 3 meses de idade; em caso de atraso, as duas doses podem ser administradas com intervalo mínimo de 30 dias entre elas;
  • Pessoas a partir de 5 anos a 29 anos de idade – precisam ter DUAS doses de tríplice viral registradas no cartão de vacinação (considerando as doses aplicadas na infância). Na falta de 1 ou das 2 doses da vacina, devem completar o esquema mantendo intervalo de 30 dias entre as doses;
  • Pessoas de 30 a 59 anos de idade – precisam ter UMA dose de tríplice viral registrada no cartão de vacinação (considerando as doses aplicadas na infância). Na falta dessa dose, devem receber uma dose única.

O que é o Sarampo?

O Sarampo é uma doença viral extremamente contagiosa, podendo ser grave e causar o óbito em alguns casos. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Também tem sido descrito o contágio por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados, como escolas, creches e clínicas. Os sintomas mais comuns são febre alta, acima de 38,5°C, erupções vermelhas na pele, tosse seca (inicialmente), coriza, conjuntivite e manchas brancas amareladas na mucosa oral.

Clique aqui para conferir as unidades - 8h às 17h.

 

*Com Ascom SMS

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..