Jario Barros vai solicitar a Rogério Teófilo a distribuição de medicamentos para diabetes e hipertensão para 90 dias

02/08/2020 08:22 - Interior
Por Assessoria
Image

O presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, vereador Jario Barros, disse que vai solicitar na próxima semana ao prefeito Rogério Teófilo, através da secretaria municipal de Saúde, que estenda por no mínimo 90 dias a entrega de medicamentos no CRIA e nos postos de saúde para pacientes com diabetes, hipertensão arterial e medicamentos de uso controlado.

 

Ele justifica o pedido, ao tomar conhecimento de uma pesquisa publicada no periódico científico Diabetes Research and Clinical Practice, que publicou uma edição especial com trabalhos realizados sobre covid-19 em vários países, inclusive esta, do Brasil, comprovando que 1.701 brasileiros com diabetes tiveram seu o estilo de vida alterado, devido ao receio de serem infectados pelos vírus, pois deixaram de ir buscar seus medicamentos.

 

“O que me chamou a atenção foi o fato de que segundo a pesquisa, 79% dos pacientes não receberam seus medicamentos e insumos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o período de 90 dias”.

 

Ele concorda que essa seria a principal medida para proteger essa população para evitar saídas mensais de casa para retirar medicamentos e se expor ao risco de contágio no transporte, em UBSs (Unidades Básicas de Saúde ou farmácias públicas), principalmente os idosos.

Jário Barros ressalta ainda, o receio que familiares de pessoas do grupo de risco têm por conta do contágio, já que são obrigadas a irem aos postos de saúde e desta forma se contaminarem e assim trazerem o vírus para dentro de casa e transmitir para os demais familiares, inclusive a quem desejam ajudar.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..