Faltando pouco mais de cinco meses para concluir seu mandato, o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB), poderá enfrentar dificuldades ainda maiores do que as já enfrentadas durante todos os seus 43 meses à frente da gestão.

 

Visivelmente abatido em suas últimas aparições, por conta de um grave problema de saúde, o prefeito tucano agora é pressionado a confirmar presença em seu gabinete, sob pena de ter o mandato cassado.

 

O recado já foi dado pela vice-prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos), que no último dia 20 de julho protocolou no Legislativo Municipal um requerimento solicitando aos vereadores, providências sobre as constantes ausências do prefeito em Arapiraca. Segundo ela, o prefeito vem governando com o regulamento debaixo do braço, dando um ou dois dias de expediente e se ausentando da cidade até o prazo máximo de quinze dias.

 

Ao tomar conhecimento da ida da vice ao Legislativo, o prefeito apareceu na Prefeitura naquela mesma noite. Visivelmente debilitado e com a voz fraca, gravou um vídeo e publicou nas redes sociais, fazendo questão de provar que o mesmo foi gravado naquela data.

 

De lá pra cá o prefeito não apareceu mais publicamente em Arapiraca e informações de pessoas próximas revelam que Teófilo voltou a ser internado na capital.

 

Caso não apareça até a próxima segunda-feira (3), a vacância do cargo atingirá o prazo máximo de quinze dias, o que dá o direito da vice-prefeita entrar com um mandado de segurança, podendo assumir imediatamente.

 

E ela já mostrou que está disposta a tomar as rédeas da segunda maior cidade do Estado, que encontra-se abandonada e deficiente de serviços básicos como limpeza, iluminação, manutenção das vias, entre outros.

 

Para quem não sabe ou não se lembra, a família Pessoa, que tem como líder o deputado federal Severino Pessoa, rompeu com o prefeito em meados de 2018. O motivo, segundo o deputado, foi a discordância de algumas atitudes do gestor que, posteriormente, transformaram-se em denúncias protocoladas nos Ministérios Públicos Estadual e Federal.