Apesar de Maceió não avançar de fase com a publicação de um novo decreto, as academias estão autorizadas a voltar as atividades a partir desta quarta-feira (29), mas tanto os estabelecimentos quanto os clientes deverão seguir algumas medidas específicas diante do protocolo sanitário do setor. 

A primeira delas é a limitação de 1 cliente permitindo a ocupação que garanta uma distância simultânea de 6,25m² e a distância mínima de 2 metros  entre usuários nas áreas de peso livre e no uso da piscina. Apenas 50% dos aparelhos deverão ser utilizados e o tempo de permanência de cada cliente deve ser restringido, principalmente durante os horários de pico e recomendar que evitem esses horários. 

Leia mais: Maceió segue na fase Amarela e interior avança para fase Laranja

Mesmo com a liberação, as atividades em grupos em ambientes fechados e climatizados, tais como, aulas de bicicleta e dança ficam proibidas e cada área deve ser fechada até 3 vezes ao dia por, pelo menos 30  minutos, para limpeza geral e desinfecção dos ambientes durante o horário de funcionamento da academia. 

Nos locais das áreas de musculação e peso livre, deverão ser ofertados kits de limpeza em pontos estratégicos contendo toalhas de papel e produto específico de higienização para que os clientes possam usar nos equipamentos de treino, como colchonetes, halteres e máquinas. No mesmo local, deve haver orientação para descarte imediato das toalhas de papel em lixeiras com tampa e acionamento por pedal. 

Além disso, as academias devem garantir que as piscinas convencionais utilizem sistemas químicos adequados de higienização e tratamento das águas.

Transporte municipal 

O transporte municipal também voltou a funcionar hoje atendendo algumas regras estabelecidas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal). Os veículos devem ser higienizados a cada dois dias, uso da máscara, aferição da temperatura e fica proibido o uso de ar condicionado no interior dos veículos, devendo ser utilizada a ventilação natural por meio de janelas e demais dispositivos de circulação de ar, além de higienizar, a cada viagem, as superfícies e pontos comuns ao toque. 

De acordo com a Arsal, a fiscalização estará em diversos pontos das rodovias para verificar o cumprimento das medidas exigidas.