Vídeos enviados por internautas ao CadaMinuto mostram que o movimento no centro de Maceió foi intenso nesta terça-feira (21), segundo dia da fase amarela na capital. Foram flagradas filas enormes em frente a algumas lojas de departamentos, aglomerações e pessoas sem máscaras.
Já nos principais shoppings, apesar de algumas filas para entrada nos estabelecimentos se formarem ao longo do dia, o movimento foi considerado tranquilo.
Shoppings, galerias, centros comerciais, bares, restaurantes e demais estabelecimentos similares foram autorizados a reabrir as portas ontem (20), desde que sejam cumpridas todas as determinações sanitárias para o funcionamento.
Na noite desta segunda-feira, em entrevista coletiva on-line, o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, garantiu que a Sesau irá fiscalizar “in loco” o cumprimento das medidas sanitárias e reforçou que bares, restaurantes e outros estabelecimentos que descumprirem o decreto serão fechados.
Ele frisou que o fato de Maceió ter avançado para a fase Amarela está trazendo uma falsa sensação de cura ou imunização: “Isso só será possível com uma vacina ou um medicamento eficaz”, voltou a lembrar.
Hoje pela manhã, fiscais do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL) vistoriaram shoppings, bares e restaurantes da capital. Conforme divulgado pela assessoria de Comunicação da autarquia, foram constatadas algumas irregularidades, as esquipes forneceram orientações e concederam um prazo para adequação aos estabelecimentos.
Segundo o gerente de fiscalização do Procon Alagoas, João Lessa, as fiscalizações vão continuar acontecendo e, caso seja identificado algum descumprimento da legislação vigente, o estabelecimento pode ser autuado e receber um prazo de 72 horas para realizar as devidas adequações.
O Procon Alagoas pode ser acionado por meio do 151, em mensagens no WhatsApp (9 8876-8297), pelo site ou nas redes sociais.
Veja o vídeo: