Ocorrido na tarde de ontem (20), o encalhe de uma baleia de 13 metros de comprimento na praia de Carro Quebrado, Barra de Santo Antônio, teve um final feliz no começo da noite desta terça-feira (21), quando a equipe do Instituto Biota de Conservação, com o apoio de outros órgãos e voluntários, conseguiu reintroduzir o animal no mar.

Liderado por dez integrantes do Biota, o processo de resgate durou mais de 24 horas e contou com o apoio de quatro militares da Marinha; dez servidores da Prefeitura Municipal da Barra de Santo Antônio; sete servidores do Ibama; ICMBio, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e de voluntários. 

Segundo o presidente do Instituto, Bruno Stefanis, a baleia da espécie Balaenoptera Physalus  encalhou viva em uma área de difícil acesso. Bastante debilitado e magro, o animal apresentava várias escoriações: “Após avaliação da equipe veterinária o animal foi medicado e mantido umedecido para evitar a descamação da pele”, explicou Bruno.

A baleia foi avistada na tarde de ontem, pelo vigilante de uma propriedade. Ele informou ao chefe da APA Costa dos Corais, que acionou o Biota.

Aplaudida e comemorada, a reintrodução da baleia no mar emocionou os participantes do resgate.

Veja o vídeo divulgado pelo Instituto: