A partir desta segunda-feira (20), o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, decretou luto oficial por três dias, em memória do bispo alagoano Henrique Soares da Costa, que morreu na noite deste sábado (18), em Recife, em decorrência da Covid-19. 

O prefeito prestou condolências aos familiares e à comunidade religiosa. “Manifesto, com pesar, minha solidariedade aos familiares, amigos e a toda a comunidade católica pela perda do bispo D. Henrique Soares, líder espiritual carismático e conhecido de toda Alagoas. Decretarei luto oficial de três dias em Maceió, a partir de segunda-feira (20), em reconhecimento ao legado deste clérigo carismático que generosamente dedicou sua vida à vocação sacerdotal”.

Bispo da Diocese de Palmares, em Pernambuco, desde 2014, Dom Henrique tinha 57 anos. Natural de Penedo, foi ordenado padre em 1992 pela Arquidiocese de Maceió, onde exerceu a vida sacerdotal até 2009, quando foi nomeado bispo auxiliar de Aracaju pelo então Papa Bento XVI.

D. Henrique Soares da Costa nasceu em Penedo em 11 de abril de 1963 e foi criado em Junqueiro. Filho de Lourival Nunes da Costa e Maria Francisca Tereza Soares da Costa, era bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas e em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Tinha mestrado em Teologia Dogmática pela Universidade Gregoriana, em Roma, com especialização em Eclesiologia e foi professor de Teologia em instituições de Alagoas e Pernambuco.

*Com Secom Maceió