Com o início do distanciamento controlado em Maceió, alguns setores liberados para retornar as atividades terão que seguir os critérios estabelecidos dentro do protocolo sanitário para realizar o atendimento aos clientes. O Governo do Estado estabeleceu medidas gerais, que deverão ser aplicadas por todos, mas colocou algumas específicas.
No caso dos salões de beleza e barbearias, que voltam a funcionar agora na fase laranja, os atendimentos deverão ocorrer mediante agendamento, com intervalo de 30 minutos entre cada cliente, redução do quadro de funcionários em 50%, ajuste para o distanciamento e 2 metros entre as estações de trabalho e obrigatoriedade da higienização da estação de trabalho a cada troca de cliente.
Para as igrejas e templos religiosos, os responsáveis terão estabeleceu o mínimo de 30% da capacidade, disponibilizando, preferencialmente, bancos individuais. No caso dos bancos de uso coletivo, estes devem ser reorganizados e demarcados de forma a garantir que as pessoas se acomodem nos locais indicados e mantenham o afastamento mínimo de 1,5m umas das outras, desde que não pertençam ao mesmo grupo social ou familiar.
Além disso, os espaços destinados à recreação de crianças como espaço kids, brinquedotecas e similares devem permanecer fechados e dispensadores de água benta ou outro elemento de consagração de uso coletivo devem ser bloqueados.
Nas lojas e estabelecimentos de rua, que também passam a funcionar, o uso de provadores está proibido.
De forma em geral, todos os locais em funcionamento deverão exigir dos clientes o uso de máscara e ofertar o uso de álcool gel em locais fixos de fácil visualização e acesso; dispor de pano de chão umedecido com uma solução de água sanitária (10 ml para 5L de água), na entrada do estabelecimento; manter ao menos 1,5m de distância entre as pessoas; ajustar distanciamento mínimo de 2m entre as estações de trabalho, medida válida para todos os segmentos; as filas em estabelecimentos deverão possuir marcadores de piso (adesivos) respeitando a distância mínima de 1,5m entre clientes; aumento na frequência de limpeza - Limpeza e desinfecção de ambientes, mobiliário e maquinário a cada 2 (duas) horas; Higienizar maquinetas e telefones - Envolver os equipamentos em papel filme e higienizar a cada uso; fazer a troca de filtros de ar, no mínimo, uma vez por mês, usando pastilhas adequadas para higienização das bandejas do aparelho. Se usar ar condicionado convencional, higienizar o filtro diariamente. Ou, caso não haja ar condicionado, implantar o sistema de ventilação cruzada (abertura de portas e janelas) e Os corrimãos de escadas e banheiros deverão ser higienizados periodicamente, a cada uma hora.










