Um idoso em situação de abandono foi resgatado na manhã desta sexta-feira (19), em uma residência no Conjunto Frei Damião, no bairro Benedito Bentes, parte alta de Maceió. O resgate foi realizado em uma operação conjunta da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do 5º Batalhão de Polícia Militar.
De acordo com informações policiais, o Creas recebeu uma denúncia, na quinta-feira (18). As equipes foram acionadas e, no local, encontraram o homem, de 78 anos, em estado deplorável de abandono e com os dedos rijos, com sinais de possível necrose. O idoso também não articulava fala.
Após o resgate, o homem foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), para uma avaliação médica, inclusive nos dedos com sinais de necrose. Logo que receber alta, ele deve ser encaminhado para um abrigo.
Segundo a polícia, o caso segue sendo investigado, pois há relatos de que um parente do idoso, que seria seu filho, estaria com o cartão da aposentadoria do mesmo. Caso seja confirmado, uma prisão com base no artigo 104 do Estatuto do Idoso, que diz respeito à penalidade por reter cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, proventos e pensão do idoso, pode ser realizada. A pena para o crime é de 6 meses a dois anos de detenção, mais multa.
A polícia ressalta que é importante a população denunciar casos de abandono ou maus-tratos a idosos, que pode ser feito pelo Disque Denúncia, no número 181.










