É falsa a informação de que chá de erva-doce e fígado de boi previnem contra Covid-19

30/05/2020 10:50 - Oxi... Isso é Fake!
Por Redação
Image

Mais uma mensagem típica de uma Fake News tem se espalhado nas redes sociais, onde afirma que beber chá de erva-doce duas vezes ao dia e comer fígado de boi são formas de se prevenir da Covid-19. A informação é falsa.

A mensagem que busca em uma tentativa frustrada trazer informações técnicas diz que “o chá de erva-doce tem a mesma substância que o medicamento Tamiflu, usado para tratar a gripe H1N1". "Aconselha-se tomar o chá como se fosse café, após as refeições, de 12 em 12 horas, pois ele mata o vírus influenza.”

Além disso, a mensagem destaca que comer fígado de boi e também tomar vitamina C e sucos de acerola e laranja, são alternativas de combater a doença. Entretanto, não há qualquer comprovação científica ou médica de que este consumo seja eficaz contra o novo vírus.

Essa mesma mensagem circulou nas redes sociais no meio do ano passado, quando se dá um período mais frio, proporcionando desta forma a propagação do vírus da gripe e no perídio que é quando se dá tradicionalmente a abertura da campanha de vacinação no país.

Os especialistas destacam também que apesar de haver o uso de algumas medicações no combate ao Covid-19, adotado de maneira emergencial, tendo em vista que é preciso salvar vidas, não há nenhum medicamento que haja comprovação de que ele é eficaz de maneira segura no combate a doença.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..