É falso que ligações do 136 são golpe; esse é o Disque Saúde do Governo Federal

12/05/2020 15:54 - Oxi... Isso é Fake!
Por Redação*
Image

Mais uma fake news circula em grupos de Whatsapp em Alagoas. Dessa vez, trata-se de uma mensagem expondo três números telefônicos que estariam sendo usados para aplicar golpes na população, aproveitando-se da pandemia do novo coronavírus.

 

Essas mensagens são falsas. É através do Disque Saúde 136, ou 00136, que o Ministério da Saúde realiza um monitoramento à distância em relação a situação da saúde da população. Essas ligações vem sendo feitas desde o início de abril.

 

A proposta, segundo o Ministério, é promover a busca ativa para identificar antecipadamente pessoas vulneráveis, com sinais e sintomas de infecção por Covid-19, através do disparo de ligações com atendimento automatizado para encontrar possíveis casos.

 

Em tom de alerta, o texto das redes sociais explica que as pessoas não devem atender às ligações dos números 136, 0136 ou 00136 para não ser enganadas. "Não atendam ligação de celular do número 136 ou 0136 ou 00136. É golpe. Ligaram para um amigo ontem. Se alguém ligar de qualquer número dizendo que está fazendo uma pesquisa sobre o coronavírus ou o Covid, desligue o telefone. Isso também é golpe", diz a mensagem.

O Ministério da Saúde esclarece, por meio de publicação nas suas redes sociais, que durante a ligação não são solicitados dados pessoais, doações ou  transferência de dinheiro. O Ministério explica, ainda, que não envia links ou códigos duvidosos por mensagem de celular. 

No canal do Ministério em uma plataforma de áudios, é possível escutar a simulação da ligação. Confira aqui.

 

*Com informações da Agência Alagoas

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..