Blog do Tinho
Blog do Tinho

Covid-19: com a presença da deputada Jó Pereira, em reunião com deputados, secretário anuncia leitos de UTI em São Miguel dos Campos

Blog do Tinho|
Deputada Jó Pereira
Deputada Jó Pereira / Reprodução

Mais quatro centros de triagem serão inaugurados em Alagoas, um em Maceió e três no interior e, em São Miguel dos Campos serão abertos dez leitos clínicos e sete de UTI exclusivos para pacientes com coronavírus, possivelmente ainda neste final de semana. Esses foram alguns dos anúncios feitos pelo secretário de Estado de Saúde, Alexandre Ayres, durante reunião, nesta sexta-feira (24), com integrantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

Participaram da conversa virtual, que ocorre uma vez por semana, as deputadas Jó Pereira e Fátima Canuto e os deputados Léo Loureiro (presidente da Comissão) e Davi Maia. Ficou definido ainda que os parlamentares também participarão, semanalmente, das discussões da Sala de Situação do governo sobre a pandemia.

O gestor falou sobre as ações do governo no combate à pandemia, respondeu a questionamentos dos deputados, discorreu sobre os dados da ocupação de leitos no estado (até hoje a ocupação de leitos de UTI é de 28%) e garantiu o aumento da testagem para covid-19 em Alagoas.

Segundo ele, até a próxima semana também serão ampliados o número de leitos exclusivos de UTI no Hospital Sanatório, de cinco para sete; mais dez no Hospital da Mulher e outros dez no Hospital Chama, em Arapiraca, totalizando 27 novos. Está programada ainda a abertura de dez leitos deste tipo em Santana do Ipanema e dez em Penedo. 

Em relação ao número de testes realizados em Alagoas, o secretário anunciou a criação de outros quatro centros de triagem (além do que funciona no Ginásio do Sesi), em Maceió, no Benedito Bentes; em Arapiraca, Santana do Ipanema e Porto Calvo. O gestor explicou que o centro de triagem da capital atende em média 200 pessoas por dia, realizando 100 testes rápidos. 

Acerca das supostas irregularidades no laboratório Lacen, tornadas públicas pelo deputado Davi Maia, Ayres garantiu que as denúncias já estão sendo averiguadas pela Sesau. Também será disponibilizada no site da pasta a prestação de contas dos quase R$ 23 milhões de recursos federais recebidos pelo estado para o combate à pandemia.

O secretário também respondeu as perguntas feitas por Jó Pereira, dizendo que irá encaminhar aos deputados a relação dos respiradores que serão destinados pelo Ministério da Saúde (MS) a Alagoas e a forma como eles serão distribuídos. 

Ele também esclareceu que as máquinas do Lacen estão em perfeito estado e funcionamento e, depois que a deputada questionou sobre a contratação emergencial de psicólogos e assistentes sociais para atuarem na pandemia, dada a importância - ainda maior - desses profissionais no atual contexto, Ayres afirmou que está aguardando o resultado do processo seletivo para realizar a convocação. 

O secretário adiantou também que foi firmada uma parceria com o Conselho Regional de Psicologia para disponibilizar tratamento gratuito para profissionais da área de saúde.

Sobre outra preocupação da parlamentar, o pequeno número de Unidades de Suporte Avançado (USAs - UTIs móveis) - são nove ambulâncias deste tipo para atender todo o estado -, o secretário disse que está sendo finalizado o processo para aquisição de 20 novas Usas, ainda em maio. Ao final do encontro, Ayres pediu a ajuda dos parlamentares para integrarem uma força tarefa de enfrentamento à pandemia.

SOBRE O AUTOR

Blog do colunista Tinho

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados