Diz a Nota:
Para esclarecer os fatos relacionados aos casos suspeitos de Covid-19 existentes em Chã Preta/AL, e afastar rumores inverídicos que estão sendo propagados no município, a Administração Chã Preta para todos esclarece que: Desde que a pandemia atingiu o Estado de Alagoas uma série de providências foram tomadas pela Prefeitura Municipal, dentre as quais destacamos a publicação de decretos voltados ao cumprimento das medidas preventivas, a distribuição de kits de higiene para champretenses em condição de vulnerabilidade social, além da implantação de barreiras sanitárias e a limpeza de ruas, praças e prédios públicos da cidade.
Nossos profissionais de saúde têm atuado no sentido de resguardar o bem estar da população e, paralelamente, um amplo trabalho voltado à conscientização das pessoas tem sido desenvolvido pela ASCOM, por meio de informes e conteúdos ilustrativos referentes aos mecanismos de combate à disseminação do novo coronavírus, e também da divulgação dos boletins epidemiológicos. Aproveitamos para frisar que, nestes boletins, constam os números oficiais, devidamente registrados, com base nos procedimentos estabelecidos pelas organizações de saúde.
Em seu estágio inicial, o covid-19 pode ser uma doença assintomática, ou apresentar sintomas de uma gripe comum. Por isso é necessário que tomemos os devidos cuidados ao classificar casos suspeitos. Mais importante ainda é respeitarmos a privacidade e integridade dos cidadãos observados, não divulgando nomes e endereços, por exemplo.
Estamos monitorando essas pessoas e a orientação é que permaneçam em isolamento.
Da mesma forma, visitantes e champretenses que estão retornando ao munícipio, por conta das consequências da pandemia, são orientados a permanecer em quarentena pelo período mínimo de 14 dias.
Por fim, destacamos ser triste e lamentável que, mesmo em tempos de pandemia, figuras já conhecidas pelo hábito de propagar “fake news” e tirar proveito de situações, insistam nesta prática, não demonstrando qualquer sensibilidade diante de um momento tão difícil para a humanidade.