Entre sexta-feira (17) e sábado (18), aumentou em 25%, na grande Maceió, o descumprimento às medidas de isolamento decretadas pelo governo do Estado para o enfrentamento à pandemia do coronavírus. O dado foi divulgado neste domingo (19), pela Polícia Militar, por meio de sua assessoria de Comunicação.

Conforme a PM, a corporação registrou 25 ocorrências na região metropolitana de Maceió no sábado, cinco a mais que os 20 flagrantes do dia anterior, o que representa o aumento de 25% nos casos.

O número de flagrantes de funcionamento irregular de bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres soma mais da metade das ocorrências, com 15 casos. As demais situações foram no comércio, academias, atividade de venda em praias e lagoas, além de templos e igrejas.

Vale ressaltar que Alagoas registra a menor taxa de isolamento social (49,3%) da quarentena no Nordeste, conforme divulgado na quinta-feira (16), pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Os dados foram computados  pela empresa In Loco, responsável pela ferramenta de monitoração do movimento de pessoas durante a quarentena no Brasil para auxiliar no combate à pandemia.

O segundo estado nordestino com a menor taxa é a Bahia, com 49,6%. Pernambuco tem o melhor percentual da região: 55,9%.

A importância do cumprimento das medidas ficou mais evidente depois da morte, vítima de coronavírus, de um açougueiro de 48 anos, que trabalhava no Mercado da Produção, em Maceió.

Segundo informações de familiares e colegas de trabalho, o homem trabalhou até a quinta-feira (9) e foi internado horas depois com os sintomas da doença. Na ocasião, o  CadaMinuto mostrou a grande aglomeração de pessoas no local.

Nesta sexta-feira (17), depois de ser provocada pelo Ministério Público Estadual, a Polícia Civil designou o delegado Leonardo Assunção, titular  do 1º Distrito da Capital, para apurar a morte.

Fiscalização

A fiscalização  da PM na grande Maceió contou com 734 militares, divididos em 257 viaturas das unidades do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e do Programa Força Tarefa, além das unidades distribuídas pelo interior do Estado. As equipes estão realizando o policiamento ostensivo e serviços destinados ao cumprimento do Decreto governamental, como a restrição do transporte rodoviário intermunicipal.

Durante os flagrantes, a polícia orienta o fechamento do estabelecimento e pode autuar o proprietário em caso de desobediência. A corporação lembra que é crime previsto no Código Penal a infração de determinação do Poder Público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

Ainda segundo a PM, a população tem cumprido um papel importante, seja ficando em casa ou denunciando por meio dos telefones 190 e 181. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) salienta que o número 190 é indicado para que as pessoas o utilizem em situações de flagrante, como, por exemplo, um estabelecimento comercial não listado na portaria como serviço essencial e que está atendendo o público normalmente. Já o Disque-denúncia, o 181, é mais indicado para receber denúncias de ações que foram divulgadas para ocorrer, como um show.

*Com informações da Ascom-PM