O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) informou ao Cada Minuto na última segunda-feira (13), que em Alagoas mais de 148 mil eleitores estão com seus títulos cancelados, sendo 32.605 em Maceió. De acordo com informações da Justiça Eleitoral, os documentos foram cancelados por motivos como por exemplo, não ir votar nem justificar a ausência nas urnas por três eleições seguidas.
Em meados do mês de fevereiro deste ano, o TRE já havia divulgado que, em todo o estado, o número de eleitores com títulos cancelados chegava a 354,8 mil, 13,87% do total de 2,2 milhões de eleitores alagoanos.
Em razão da suspensão do atendimento presencial nos cartórios eleitorais por conta da pandemia do coronavírus, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas disponibilizou uma certidão emergencial para os cidadãos que possuem pendências com a Justiça Eleitoral. O documento possibilita o exercício de alguns direitos, mas não habilita o cidadão para votar.
“A certidão atesta que, durante o período de suspensão do atendimento, o eleitor será dispensado da comprovação da quitação eleitoral para exercer seus direitos. Assim, a medida serve para aqueles com o título cancelado ou possuam qualquer outra irregularidade junto à Justiça Eleitoral e necessitem apresentar o documento em instituições que exijam a certidão”, explicou o presidente do TRE, desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo.
A certidão emergencial está disponível no site do Eleitoral alagoano www.tre-al.jus.br, na página principal, no link Serviços ao Eleitor, junto com as demais certidões. O eleitor deve clicar em Certidão COVID-19 e, posteriormente, imprimir o documento.
Para o eleitor que possui dúvidas quanto a regularidade do documento, é possível verificar a regularidade do título acessando o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Basta clicar, na parte central da homepage, em Serviços ao Eleitor, e, depois, em Situação Eleitoral. A consulta pode ser feita pelo nome completo, pelo número do título de eleitor ou pelo CPF.
*Sob supervisão da editoria