É fake! Uso do Fundo Partidário no combate ao Coronavírus não foi votado

07/04/2020 15:51 - Oxi... Isso é Fake!
Por Redação
Image

A deputada federal Tereza Nelma (PSDB) afirmou, por meio de sua página na plataforma Medium, que não é verdade uma mensagem que está circulando nas redes sociais mostrando os supostos votos dos deputados federais de Alagoas para destinação do Fundo Partidário para ações contra a pandemia do coronavírus no Brasil. Na publicação, ela esclarece que essa votação sequer aconteceu e nem tem data marcada para entrar na pauta na Câmara dos Deputados.

“Os votos aos quais apontam a publicação, referem-se a uma emenda do Partido Novo, votada em em abril de 2019 (exatamente, há um ano), sobre um projeto de lei que solicitava a devolução de valores do Fundo Partidário para o Orçamento Geral da União”, disse a deputada.

Segundo Tereza Nelma, duas mentiras foram usadas para embasar a fake news: “1. Afirma que o SIM autorizaria a devolução para que o dinheiro ‘possa ser gasto em saúde’. Mentira. A emenda dizia apenas que ‘será possível solicitar a devolução ao Orçamento Geral da União’. 

2. Tenta enganar dizendo que o NÃO queria o dinheiro gasto ‘em campanhas eleitorais’. Mentira! O texto aprovado por acordo diz que as sobras do Fundo Partidário (e não Fundo Eleitoral) serão aplicados na ‘criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres’.”

Ao final da publicação, é explicado que Tereza Nelma já divulgou sua posição favorável à proteção aos pobres e desempregados no combate ao coronavírus com o uso de recursos provenientes do fundo eleitoral, da taxação dos lucros dos bancos e das grandes fortunas.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..