Contrariando o próprio decreto proibindo a aglomeração de pessoas no município, além de outras medidas restritivas, devido a pandemia de coronavírus, o prefeito de Branquinha, na Zona da Mata de Alagoas, Jairinho Maia (PP), reuniu dezenas de apoiadores políticos em sua casa, para definir ações para as próximas eleições.

No dia 23 de março, Jairinho decretou medidas a serem adotadas pela população de Branquinha para prevenir a contaminação e propagação da Covid-19, assim como recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde (MS) e também pelo Governo de Alagoas.

No decreto publicado pelo prefeito, é recomenda o isolamento social “por um período excepcional de surto” como uma medida de controle mais eficaz contra o avanço da doença. O documento proíbe o funcionamento de alguns estabelecimentos e diz que a população deve evitar aglomeração, manter distanciamento de outras pessoas e que para qualquer desobediência ao decreto haveria punição “ com aplicação de multa” e o infrator, devidamente identificado, responderia pelo “crime de desobediência civil”.

Contradizendo a si próprio, pois chegou a divulgar um vídeo anunciando as medidas do decreto, Jairinho Maia foi flagrado em uma imagem postada em uma rede social com cerca de 35 pessoas.

Na foto, os presentes aparecem juntinhos, alguns até abraçados, no intuito de registrar o encontro. A imagem repercutiu negativamente nas redes sociais. Internautas criticaram a “aglomeração política”.

“Ele ainda não entendeu que não pode aglomerar??? Que irresponsabilidade”, comentou uma internauta.

“ É um absurdo!! O povo querendo fazer política no meio de um caos desse! ”, criticou outro.