Devido aos acumulados de chuva nas últimas 72h, em Maceió, deixou a Defesa Civil em alerta. Segundo o órgão, entre as ocorrências registradas estão a ameaça de deslizamento de barreira e o deslizamento de barreira com dano em edificações registradas nos bairros de Ipioca, Jacintinho, Chã da Jaqueira, Bebedouro, Serraria, Benedito Bentes e Poço. Todos os casos sem vítimas.

Segundo a Defesa Civil, as equipes estão atendendo aos chamados de ocorrência e fazendo o monitoramento das áreas de risco, nas regiões onde houve maior acumulado de chuva. Os pluviômetros da capital registram nas últimas 12 horas maior acumulado de chuva no Pontal da Barra, com 101,2 mm, e mínima no bairro de Santa Lúcia, com registro de 22,8 mm. 

Os alertas vigentes emitidos pelo Cemaden e Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) destacam a previsão de chuvas moderadas a forte nesta quarta-feira (18), podendo se estender até a madrugada de quinta-feira (19).

Segundo o alerta meteorológico emitido pela Sala de Alerta, as condições atmosféricas sobre a região Nordeste do Brasil, próximas ao Estado de Alagoas, continuam favoráveis a ocorrência de pancadas de chuva com intensidade moderada à forte, gerando acumulados significativos no Litoral (atenção especial a região metropolitana), Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste, durante a quarta-feira (18)  podendo se estender até a madrugada da quinta-feira (19). Nas outras regiões ambientais, existe a previsão de chuva de intensidade fraca à moderada, intercalando com períodos de tempo seco. 

A Defesa Civil de Maceió está emitindo, por meio do sistema de alerta via SMS, mensagens informando sobre a ocorrência de chuvas intensas com potencial de risco à população, como alagamentos e deslizamentos. A medida, que usa o sistema de alerta nacional de Defesa Civil, permite ações antecipadas de autoproteção, de proteção da comunidade, e para que o poder público se posicione oportunamente para o socorro.

O órgão municipal orienta a população que se encontra em área de risco em Maceió que, caso não se sinta segura durante a chuva, procure abrigo em local seguro – a exemplo de casa de parentes – e acione a Defesa Civil para avaliação da área.

Em caso de ocorrências, o acionamento deve ser feito no horário de 8h às 18h, no número 0800 030 6205. Após este horário, o atendimento será realizado pelo Corpo de Bombeiros, no número 193, e as chamadas são encaminhadas para a Defesa Civil de Maceió.

*com Ascom Defesa Civil