Mais um navio chega a Maceió nesta segunda-feira (09). Trata-se do Costa Pacífica, que atraca com 3.700 passageiros e 1.100 tripulantes. Este é o sexto navio recebido na capital alagoana nesta temporada, compondo os doze totais, número 71% maior do que o registrado na etapa passada quando apenas sete embarcações estiveram por aqui.

Assim como os demais navios que atracaram e os que irão chegar a Maceió durante esta temporada de cruzeiros, o Costa Pacífica  está navegando desde novembro do ano passado por águas brasileiras. A procedência da  embarcação é o Porto de Salvador, na Bahia, e o próximo destino após a passagem por Maceió será o vizinho Recife, em Pernambuco.

Durante a temporada, a expectativa é que aproximadamente 50 mil turistas visitem a capital alagoana e as cidades da região, como Marechal Deodoro e Barra de São Miguel, por exemplo, por meio dos cruzeiros nesta temporada. A estimativa é que este fluxo gere um impacto de mais de R$ 28 milhões na economia alagoana, tendo como base os dados da Clia (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), que estipula o gasto médio do cruzeirista de R$ 581,35 para uma permanência média no destino de sete horas.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, a chegada dos cruzeiros à capital alagoana cresce na medida em que o destino se destaca a nível internacional. 

“Nós buscamos durante todo o ano alinhar nossas ações e estarmos próximos das empresas cruzeiristas e da Clia, entidade que rege a atividade. Em alinhamento a essa ideia, nos reunimos no ano passado aqui em Maceió com os representantes de todas estas companhias, o que resultou nesta marca representativa de expansão de cruzeiros em Maceió. O governo tem buscado fazer sua parte, e a consequência desse trabalho certamente é o nosso maior objetivo: geração de mais emprego, renda e oportunidades para a população por meio do turismo”, pontua Rafael Brito.

Recepção aos turistas

Os turistas cruzeiristas são recebidos com exposição e comercialização de artesanato genuinamente alagoano, por meio do caminhão-loja do programa Alagoas Feita à Mão, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Além disso, são exibidos produtos regionais e apresentações de grupos culturais, com shows das bandas da Polícia Militar, Guarda Municipal e do Exército. O espaço conta ainda com área de descanso, banheiros climatizados e wifi.

*com Agência Alagoas