Um filhote de peixe-boi e um golfiho foram encontrados mortos nesta quarta-feira (4) em praias alagoanas. O Instituto Biota de Conservação foi acionado para os dois casos e constatou as mortes dos animais.

O filhote de peixe-boi foi encontrado morto na Praia de Pajuçara, parte baixa de Maceió, durante a tarde desta quarta. De acordo com o Biota, a equipe do Instituto realizará um monitoramento para tentar identificar se é um animal nativo ou se foi reintroduzido pelo Projeto Peixe-boi, que atua principalmente no litoral norte de Alagoas.

O corpo do peixe-boi será mantido em refrigeração para que seja encaminhado, nesta quinta-feira (5), para o campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Viçosa, onde será submetido a necropsia.

 Já na manhã desta quarta, um golfinho foi encontrado morto na praia de São Miguel dos Milagres, no Litoral Sul de Alagoas.

O Biota também foi acionado e constatou que se tratava de um animal adulto, com 1.86m de comprimento. Era um boto-cinza, da espécie Sotalia Guianensis.

O animal estava em estado avançado de decomposição e não foi possível constatar a causa da morte. Não foram encontradas marcas de rede, nem óleo no animal, mas os pesquisadores do Biota observaram depressões semelhantes a perfurações de arpão no corpo do animal.