Seis escolas de samba voltam à Sapucaí neste sábabo (29) para o Desfile das Campeãs e muitos bloqueios de trânsito já começaram na região. A recomendação para os foliões é usar o transporte público para chegar ao local.
A campeã, a Viradouro, será a última a desfilar e a sexta colocada, Mangueira, abre a festa no Sambódromo, a partir das 21h30. A ordem será inversa à colocação na apuração.
Ordem dos desfiles:
Às 21h30: Mangueira
Entre 22h30 e 22h40: Salgueiro
Entre 23h30 e 23h50: Beija-Flor
Entre 0h30 e 1h: Mocidade
Entre 1h30 e 2h10: Grande Rio
Entre 2h30 e 3h20: Viradouro
Abrindo o desfile, a Estação Primeira de Mangueira, que ficou em sexto lugar em 2020. Campeã no ano passado, a escola manteve o carnavalesco Leandro Vieira, e fez uma releitura da história de Jesus, aproximando-o de vítimas de problemas raciais e sociais da atualidade.
O segundo desfile trará de volta à avenida a Acadêmicos do Salgueiro, que contou a história do primeiro palhaço negro do Brasil, cujo nascimento faz 150 anos neste ano.
A Beija-Flor de Nilópolis, que teve a mesma pontuação que a terceira colocada, mas perdeu no quesito Harmonia, que era o primeiro critério de desempate, é a terceira a desfilar. A azul e branca da Baixada Fluminense desfilou com o enredo "Se essa rua fosse minha", que falou de jornadas, peregrinações e caminhos.
A Mocidade Independente de Padre Miguel deve iniciar seu desfile entre 0h30 e 1h, celebrando a terceira posição no carnaval do Rio. O enredo da escola da zona oeste foi uma grande homenagem à cantora Elza Soares, atravessou a avenida no último carro da agremiação.
Vice-campeã de 2020, a Acadêmicos do Grande Rio está prevista para 01h30 a 02h10. A escola chegou bem perto de seu primeiro título com a homenagem a Joãozinho da Gomeia, conhecido como o Rei do Candomblé. Com os carnavalescos estreantes Leonardo Bora e Gabriel Haddad, a escola teve a mesma pontuação que a campeã, e só perdeu no segundo critério de desempate, que foi o quesito Evolução.
O enredo "Viradouro de Alma Lavada" marcou o segundo título da escola de Niterói, que contou a história do grupo musical Ganhadeiras de Itapuã, que nasce da tradição das lavadeiras. Assinado pelo casal de carnavalescos Tarcísio Zanon e Marcus Ferreira, o enredo exaltou as ganhadeiras como as primeiras feministas do Brasil. O desfile campeão está programado para começar entre 2h30 e 3h20.
*Com Agências Nacionais










