Os pluviômetros instalados em Maceió registraram um volume de 68 mm de chuva, nas últimas 12 horas, na região do Pontal da Barra e 38 mm no Benedito Bentes. A média prevista para o mês de fevereiro era de 72,9 mm. A informação foi divulgada pela Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), nesta quinta-feira (20), após as fortes chuvas que atingiram a capital alagoana.
A Defesa Civil de Maceió desmentiu a informação de que haveria um volume maior de chuva a partir das 21 horas desta quinta-feira, como foi divulgado em algumas redes sociais.
O órgão de Proteção e Defesa Civil informa que continua trabalhando com nível operacional de Atenção dentro do Protocolo de Proteção e Ação de Defesa Civil e atenderá os chamados em caso de ocorrências.
A Defesa Civil continua atendendo os chamados de ocorrência na capital e orienta que o acionamento deve ser feito através do Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Até o momento, foram atendidos 10 chamados, entre eles de queda de muro, tombamento parcial de casa e casos de risco iminente de tombamento de imóveis na região do Jacintinho e Cruz das Almas. Em nenhum dos casos há registro de vítimas.
A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) mantém o aviso meteorológico que traz previsão de pancadas de chuva com intensidade moderada à forte, acompanhadas de rajadas de vento e incidência de raios no Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco. A previsão é válida até a sexta-feira (21). Nas outras regiões, existe a previsão de chuva de intensidade fraca à moderada, intercalando com períodos de tempo seco.
A Defesa Civil orienta a população que se encontra em área de risco em Maceió que, caso não se sinta segura durante a chuva, procure abrigo em local seguro – a exemplo de casa de parentes – e acione o órgão municipal para avaliação da área.










