A ideia é de Igor Santos, professor da universidade do Mato Grosso. Ele gerencia uma rede de apoio, que já conta com 35 advogados, dispostos a ajudar candidatos do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. 

Cerca de 6 mil estudantes se dizem afetados pelos erros de correção nas provas. A estratégia do professor é facilitar o acesso ao judiciário de quem tem limitaçoes financeiras e que residem em cidades do interior.

O e-mail advogadosenem@gmail.com já recebeu mais de 100 pedidos de ajuda. 28 estudantes conseguiram conversar com profissionais da advocacia. Apenas pessoas hipossuficientes - reconhecidas pela lei como pobres -, com renda de até dois salários mínimos por família, são atendidas. Leia mais aqui.

QUEDA DE MINISTRO

Bom, após o absurdo desastre da prova do Enem, incapaz de apresentar segurança e confiabilidade no resultado, o ministro barata-voa/porra-louca de Jair Bolsonaro, Abraham Weintraub, deve sair da Educação, pelo menos é o que mostram os fatos.

O primeiro e inesperado sinal partiu de um militar, o general Augusto Heleno, ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), em entrevista à rádio CBN, nesta quarta-feira (29), disse claramente que o MEC acabou "extremamente contaminado" por diferentes "ideologias" e, por isso, precisa agora ser "descontaminado dos dois lados". 

E não se furtou ao ser questionado sobre os erros no Enem e a confusão judicial que chegou a impedir a divulgação dos resultados do Sisu (Sistema de Seleção Unificada): o  general elogiou a prova por não ter "conotação ideológica", mas afirmou que "inegavelmente, o Ministério da Educação foi um ministério extremamente contaminado [ideologicamente]".

Também nesta quarta, durante o evento do banco Credit Suisse, em São Paulo, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), bateu forte: "Como faz para um investidor olhar para um ministro da Educação desse?. Nosso país não tem futuro, né? Não tem futuro. Parece um passado ruim, porque conseguiu fazer de um cara desse o ministro da Educação... que construção que nós tivemos".

Só para lembrar, Abraham Weintraub é discípulo do Olavo de Carvalho, uma mistura de astrológo e filósofo e conselheiro ideológico do clâ-Bolsonaro.