O joelho é uma das articulações mais importantes do organismo, pois é a única que possui a inter-relação de 3 ossos (fêmur, patela e tíbia) e ainda suporta todo o peso do organismo. 

Além disso, é a única articulação responsável pelo movimento de flexão da perna, sendo fundamental para atividades diárias como caminhar, correr e saltar. 

O joelho é composto por ligamentos, meniscos, além da inserção de musculatura, tendo ainda a cápsula sinovial, tudo isso devendo se manter estável. 

Mas por ser uma estrutura complexa, nem sempre o joelho recebe a força vinda em diversas direções de maneira adequada e uma das principais razões para lesões no joelho é a musculatura pouco desenvolvida ou pouco fortalecida da região. 

Quando músculos da coxa, glúteos, musculatura do joelho e da panturrilha estão fortalecidas, eles absorvem grande parte da carga provocada por cada movimento ou atividade, protegendo ossos, ligamentos e cartilagens do joelho, afirma o Dr. Thiago Fukuda, especialista em lesões de joelho e com pós-doutorado em Biomecânica nos EUA. 

Dessa forma, exercícios para fortalecimento do joelho são fundamentais, pois graças a uma musculatura fortalecida e uma vida ativa, a probabilidade de lesão no joelho diminui consideravelmente. 

Sempre a prevenção de lesões no joelho é a melhor alternativa, mas para pessoas que já apresentam alguma lesão no joelho, a fisioterapia com fortalecimento da região também é muito importante, justamente para que não haja progressão da lesão e piora dos sintomas. 

Antes de realizar qualquer série de exercícios, é importante sempre consultar um profissional. Se caso você não tiver qualquer lesão no joelho, os exercícios devem ser feitos de maneira correta para que você não se machuque. 

Se você já tiver algum problema no joelho, alguns exercícios devem ser evitados e substituídos por outro, justamente para que a atividade não intensifique o problema. Daí a importância de sempre realizar exercícios sob supervisão. 

 

Exercícios Para Fortalecer O Joelho 

 

Alguns exercícios são sugeridos para fortalecimento da musculatura da coxa, joelho e panturrilha. Confira quais são. 

* Agachamento; 

* Adução do quadril; 

* Avanço e afundo; 

* Stiff; 

* Leg Press; 

* Flexão e Elevação de pernas. 

 

Dicas Importantes Ao Realizar Exercícios De Fortalecimento De Joelhos

 

* Sempre realize a série de exercícios supervisionada por um profissional. Dessa forma, você conseguirá realizar os movimentos corretamente;

* Ao realizar exercícios de agachamento ou afundo, não ultrapasse a ponta do joelho em relação à ponta do seu pé;

* Não sobrecarregue suas articulações, portanto, não levante cargas excessivas; 

* Preste atenção à sua postura: não curve ou tencione o pescoço e a região cervical;

* Em exercícios realizados deitados no chão ou sentados, mantenha sua lombar bem apoiada no chão ou no encosto da cadeira; 

* Siga a série desenvolvida pelo profissional de maneira adequada e ao menor sinal de dor ou desconforto, interrompa. 

 

Exercícios Aeróbicos 

 

Exercícios aeróbicos podem ser excelentes formas de fortalecer o joelho, sobretudo se não trazem impacto direto à articulação. 

Dentre os exercícios recomendados, exercícios dentro da água, como natação ou hidroginástica são bastante indicados. 

Pular corda também é um bom exercício para fortalecimento dos joelhos. 

Outros exercícios aeróbicos, como ciclismo ou até mesmo corrida são excelentes exercícios para condicionar a musculatura, porém podem trazer impacto à região do joelho. Portanto, é importante não exagerar, não praticando todo dia, tendo intensidade ideal e acompanhados sempre por profissionais. 

Além disso, yoga ou pilates também são bastante indicados para fortalecimento das articulações. 

 

Conclusão 

 

Exercícios para fortalecimento do joelho são muito importantes, pois eles fortalecem a musculatura associada à articulação do joelho, prevenindo uma série de lesões. 

Sempre realize a série de exercícios sob supervisão de um profissional. Ao menor sinal de dor, interrompa o exercício e busque orientação médica.