O suporte da Microsoft para Windows 7 foi encerrado no dia 14 de janeiro de 2020. Com isso, o sistema operacional, ainda muito utilizado em computadores de todo o planeta, não receberá mais atualizações. Isso, contudo, não se estende ao seu antivírus, o Microsoft Security Essentials (MSE), que continuará a receber updates.
A informação foi revelada por Mike Cure, um dos engenheiros da empresa, que afirmou que o software ainda receberá atualizações. A ressalva, no entanto, está na plataforma MSE, que não será mais desenvolvida. Ou seja, mesmo que o antivírus continue a ser capaz de reconhecer ameaças e agir como uma ferramenta de proteção, ele ficará parado no tempo.
Dessa maneira, ainda será possível utilizar o seu computador com o Windows 7 sem maiores problemas. É importante, contudo, que você esteja atento aos riscos de se utilizar um sistema operacional desatualizado, especialmente hoje, quando utilizamos nosso computador para realizar transações bancárias, compras em lojas virtuais e até mesmo para apostar em nosso time do coração com a plataforma online do Betfair, por exemplo.
Abaixo, é possível conferir a nota oficial divulgada pela Microsoft sobre o fim do suporte para Windows 7, além da recomendação de migração para o Windows 10.
“A Microsoft comprometeu-se a oferecer 10 anos de suporte de produto ao Windows 7 quando ele foi lançado em 22 de outubro de 2009. Esse período de 10 anos terminou, e a Microsoft descontinuou o suporte ao Windows 7 para que possamos concentrar nossos investimentos no suporte a tecnologias mais recentes e ótimas experiências novas. O dia específico do fim do suporte ao Windows 7 foi 14 de janeiro de 2020. A assistência técnica e as atualizações de software do Windows Update que ajudam a proteger o computador não estão mais disponíveis para o produto. A Microsoft recomenda fortemente que você faça a migração para o Windows 10 para evitar uma situação em que seja necessário um serviço ou suporte que não está mais disponível”, escreveu a gigante da tecnologia em seu site oficial.
Atualização para o Windows 10 gratuita
Para aqueles que possuem a licença original do Windows 7, a Microsoft disponibiliza a possibilidade de atualização gratuita para o Windows 10, o sistema mais atual. Basta baixar o Windows Media Creation Tool, escolher a opção "Atualizar" e digitar a sua chave de sistema.
Uma dica é que você realize um backup de todos os seus dados em um disco externo ou na nuvem antes de atualizar o seu sistema operacional. Isso porque nem sempre a atualização dá 100% certo, fazendo com que você corra o risco de perder os seus arquivos. Com o backup, você terá total segurança e poderá proteger seus dados.
Outras opções
Outro ponto importante de ser lembrado é que, apesar da soberania da Microsoft, existem diversos outros sistemas operacionais de qualidade, inclusive gratuitos, a exemplo do Linux.
O que chama atenção nos computados em que o Linux está instalado são as diversas possibilidade em termos de customização. Com o uso de desktops e temas, é possível “criar” um sistema operacional que tenha a sua cara, ou até mesmo reproduzir o aspecto do Windows, caso prefira.
Além disso, outra vantagem está na variedade de distribuições do sistema livre. Isso quer dizer que, enquanto o Windows oferece apenas uma variante, o Linux pode possuir uma infinidade de versões, cada uma com seus pontos fortes e fracos.
O preço é outro ponto importante para quem deseja adquirir um novo computador ou notebook, mas quer economizar. Por ser um sistema operacional livre, as marcas conseguem diminuir o valor dos seus produtos em uma margem de até R$ 500,00 quando comparados com os preços praticados no mesmo dispositivo, mas com Windows 10 instalado.