Após o acordo de cooperação técnica entre órgãos da Justiça que fica decidido que a Braskem vai fazer a retirada dos moradores das áreas das encostas, o prefeito Rui Palmeira (PSDB) afirmou na manhã desta sexta-feira (10) que solicitou em março do ano passado, a flexibilização do Minha Casa Minha Vida para os moradores. Entretanto, Rui disse que o Governo Federal tem uma “burocracia infernal”.

Segundo Rui, a prefeitura está participando de todos os atos relativos com relação à remoção. “Solicitamos em março a flexibilização das casas, mas até agora essa portaria não saiu”, disse.

Rui disse que a Braskem quando procurou a prefeitura para conversar sobre a remoção dos poços que estavam sendo fechados, a prefeitura colocou a dificuldade com relação aos moradores do bairro do Mutange. “Não tinha como remover 400 famílias e deixar as do Mutange lá, as que estão nas áreas mais críticas. Então graças ao acordo da Justiça que a Braskem tomou a frente, nos deixando mais tranquilos”, explicou Palmeira e ainda acrescentou que por se tratar de uma empresa privada, o ritmo é mais acelerado.

O gestor também afirmou que existem 240 casas no bairro do Rio Novo e mais 500 no Benedito Bentes para as famílias que quiserem ir para lá. “Estamos colocando à disposição esses imóveis, mas é uma portaria que não nasce. Porém, a gente tem esperança que vai acontecer e que no próximo inverno as famílias não estarão na barreira do Mutange”.

*Estagiário sob a supervisão