Com o objetivo de orientar visitadores e supervisores sobre os aspectos da saúde das gestantes e das crianças, a Coordenação do Programa Primeira Infância Cidadã(PPIC) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou uma capacitação, nessa segunda e terça-feira (4). O treinamento foi realizado por técnicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e aconteceu nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Área Lagunar, no bairro do Prado, e Selma Bandeira, no Benedito Bentes.
Os visitadores do Programa Primeira Infância Cidadã fazem acompanhamentos e orientações domiciliares auxiliando famílias participantes do Programa Bolsa Família (PBF) a promover o desenvolvimento integral de crianças de zero a 06 anos.
As técnicas da SMS, Marglene Oliveira, coordenadora de Saúde da Criança, Verônica Brandão, gerente da Rede Cegonha, Camila Peixoto, gerente de Imunização, Rosário Vasconcelos, enfermeira da área de síndrome congênita/microcefalia, Elizângela Lemos, nutricionista de saúde da Criança, e Ingrid de Negreiros, nutricionista de programas estratégicos, abordaram temas específicos como a importância da imunização na Primeira Infância, de uma alimentação balanceada para gestante e a criança, cartão do gestante, cartão da criança e doenças congênitas, além de outros assuntos.
Segundo a coordenadora do programa em Maceió, Wellida Santos, a capacitação da equipe técnica faz parte das diretrizes do programa para os visitadores domiciliares, que inclui articular ações intersetoriais que possam fortalecer a atenção ao público prioritário do Programa e integrar políticas públicas como as de saúde.
“Essa capacitação permitirá que o visitadores façam um acompanhamento mais específico da gestante e das crianças de 0 a 6 anos. A exemplo disso, temos o Cartão da Gestante que eles poderão observar se ela está realizando o pré-natal. No cartão das crianças também poderão observar e acompanhar o peso, crescimento de cada criança e se elas tomaram todas as vacinas. São aspectos que devem ser observados pelos visitadores para que tanto as gestantes como as crianças continuem o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde ”, destacou Wellida.
O programa Primeira Infância Cidadã, vinculado ao programa Criança Feliz do Governo Federal, foi iniciado em agosto desse ano em Maceió e já está acompanhando 500 pessoas no Município. O público-alvo do programa é composto por crianças de 0 a 3 anos, crianças de 3 a 6 anos beneficiárias do Programa de Benefício de Prestação Continuada(BPC) e gestantes em vulnerabilidade que residem, no bairros do Benedito Bentes, São Jorge, Jacarecica e na região da Área Lagunar. As equipes do PPIC estão localizadas nos Cras Bela Vista, no Sítio São Jorge, no Cras Área Lagunar, no Prado, e Selma Bandeira no Benedito Bentes.
A capacitação dos profissionais Primeira Infância Cidadã teve o apoio da coordenação dos Cras e a participação da equipe do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). No mês de janeiro, os visitadores e supervisores participarão de novos treinamentos.
Vanessa Napoleão/Ascom Semas